Dia das Mães: Assine a partir de 10,99/mês

De quem Israel compra petróleo?

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 19h03 - Publicado em 15 jan 2011, 22h00

Fabrício de Castro

Como você faria para comprar pão se o padeiro da esquina não fosse com a sua cara? O caso de Israel é parecido: seus vizinhos árabes são os maiores exportadores mundiais de petróleo, mas não reconhecem seu direito de existir.

Produzindo só 2,6% do óleo que consome, o jeito é recorrer a fornecedores alternativos, como a ex-URSS e o mercado aberto de compra e venda de petróleo (na gíria financeira, spot market), como o do Porto de Roterdã, na Holanda – uma espécie de sacolão de commodities.

Desde o início desta década, Israel compra petróleo de Rússia e Ucrânia. A quantidade importada, no entanto, é assunto de segurança nacional. O restante é adquirido por Israel no mercado spot holandês. Lá, compradores e vendedores negociam sem que ocorra a identificação das partes. “Os países árabes acabam vendendo a Israel no mercado aberto. É uma forma indireta de venda, já que o petróleo nesse mercado não vem com selo”, afirma Alexandre Szklo, professor de planejamento energético da UFRJ.

Um dos fornecedores no spot market seria o próprio Irã, inimigo declarado de Israel. “Mas o Irã desmente isso, porque os árabes não poderiam dizer, abertamente, que o seu petróleo abastece Israel”, diz Williams Gonçalves, professor de Relações Internacionais da UFF.

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante. faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.