Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

De onde vêm os nomes dos naipes do baralho?

O que um losango tem a ver com "ouros"? O que "copas" tem a ver com corações??

Por Artur Louback Lopes
Atualizado em 22 mar 2019, 17h34 - Publicado em 30 jun 2003, 22h00

Os primeiros baralhos que se difundiram pela Europa, a partir do século 14, traziam figuras de taças (copas, em espanhol), clavas (ou “paus”, como preferir), moedas de ouro e espadas.

Era o baralho espanhol, que ainda existe e foi criado para representar quatro poderes sociais: taças remetem ao poder religioso; ouros, ao econômico; espadas, ao militar; e os paus, uma arma rude, ao povo.

Ei-lo:

Spanish_National_pattern
Os naipes originais, do baralho espanhol. Lá em cima, moedas de ouro. Abaixo, espadas, taças e clavas. (Reprodução/Wikimedia Commons)

Após o Renascimento, popularizou-se o modelo francês, que trazia figuras estilizadas representando cada um dos naipes: corações (coeurs), trevos (trèfles), pontas de lança (piques) e ladrilhos (carreaux) – nomes que se mantêm até hoje na terra de Asterix. Como os logotipos franceses eram mais simples de imprimir em larga escala, eles prevaleceram.

Exportadas para a vizinha Grã-Bretanha, as cartas francesas ganharam características inglesas: as figuras do rei, dama e valete ganharam as letras K, Q e J, em referência a king, queen e jack. E assim chegou-se ao padrão internacional usado hoje.

Continua após a publicidade

Em inglês, deram uma misturada geral nos nomes dos naipes. Clubs (bastões) e spades (espadas) são uma herança do baralho espanhol. Hearts (corações) segue a nomenclatura francesa. Já o nome diamonds (diamantes), que equivale ao nosso ouros, é uma criação britânica, que aglutina a ideia de riqueza moedas do “ouros” do baralho espanhol ao formato de losango do “ladrilho” francês. 

Já a língua portuguesa, como boa ibérica que é, manteve-se fiel para sempre à nomenclatura original. Então chamamos os corações franceses de “copas”, as pontas de lança de “espadas”, os trevos de “paus” e os ladrilhos losangulares de “ouros”.

É isso. Quem corta? 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.