Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Como comemorar a virada do ano

Cansou de celebrar o Réveillon sempre do mesmo jeito? Inspire-se nas tradições internacionais para já começar 2017 inovando. E com muita sorte

Por André Bernardo
Atualizado em 20 dez 2017, 19h17 - Publicado em 13 Maio 2011, 22h00

Áustria

Está chegando a hora da virada? Use uma vela para derreter chumbo numa colher e veja a imagem formada pelo calor. Austríacos atribuem significado aos desenhos: sapo indica dinheiro, maçã, traição e caneca, saúde.

Dinamarca

Suba em uma cadeira. À meia-noite em ponto, dê um pulo para o alto. A tradição dinamarquesa diz que, dessa forma, você se desprenderá dos dilemas passados. E se preparará para os obstáculos que estiverem pela frente.

Hungria

Coloque o leitão no forno. O bicho é a iguaria oficial das ceias húngaras, por ser um animal que fuça para a frente (o que simboliza nossa vontade de olhar para o futuro). E nem pense em pedir um franguinho, viu? Frangos ciscam para trás.

Irlanda

Fuja de ruivas. Se uma delas for a primeira pessoa a entrar em sua casa depois da meia-noite, é sinal de má sorte no novo ano. A culpa é de uma lenda: a deusa ruiva Macha teria amaldiçoado os irlandeses com dores terríveis por 9 gerações.

Continua após a publicidade

Itália

Altas emoções a caminho. Em cidades do sul da Itália, como Nápoles, o pessoal atira pratos pela janela na última noite do ano. Para eles, é como se estivessem atirando as coisas ruins que aconteceram no ano que termina.

Japão

Os budistas – que representam boa parte da população japonesa – vão aos templos na noite do Réveillon para ouvir os 108 toques de um sino. Eles acreditam que o homem está suscetível a 108 pecados, e cada badalada seria capaz de expurgar um deles.

Peru

Prepare as malas e dê uma voltinha pelo quarteirão de sua casa. A tradição peruana serve para trazer boa sorte e para realizar o sonho de uma grande viagem.

Continua após a publicidade

Panamá

Faça duas listas com resoluções para 2017. Perto da meia-noite, queime uma delas, para que os desejos se concretizem mais rapidamente. Guarde a outra até o próximo Réveillon, para conferir o que saiu do papel.

Brasil

Não quer abrir mão da tradição nacional? Vista uma roupa branca (um costume de origem religiosa, já que branco é a cor do batismo entre católicos e de luz entre umbandistas) e vá para o mar pular ondas, para renovar as energias. E feliz 2017!

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.