Como comemorar a virada do ano
Cansou de celebrar o Réveillon sempre do mesmo jeito? Inspire-se nas tradições internacionais para já começar 2017 inovando. E com muita sorte
Áustria
Está chegando a hora da virada? Use uma vela para derreter chumbo numa colher e veja a imagem formada pelo calor. Austríacos atribuem significado aos desenhos: sapo indica dinheiro, maçã, traição e caneca, saúde.
Dinamarca
Suba em uma cadeira. À meia-noite em ponto, dê um pulo para o alto. A tradição dinamarquesa diz que, dessa forma, você se desprenderá dos dilemas passados. E se preparará para os obstáculos que estiverem pela frente.
Hungria
Coloque o leitão no forno. O bicho é a iguaria oficial das ceias húngaras, por ser um animal que fuça para a frente (o que simboliza nossa vontade de olhar para o futuro). E nem pense em pedir um franguinho, viu? Frangos ciscam para trás.
Irlanda
Fuja de ruivas. Se uma delas for a primeira pessoa a entrar em sua casa depois da meia-noite, é sinal de má sorte no novo ano. A culpa é de uma lenda: a deusa ruiva Macha teria amaldiçoado os irlandeses com dores terríveis por 9 gerações.
Itália
Altas emoções a caminho. Em cidades do sul da Itália, como Nápoles, o pessoal atira pratos pela janela na última noite do ano. Para eles, é como se estivessem atirando as coisas ruins que aconteceram no ano que termina.
Japão
Os budistas – que representam boa parte da população japonesa – vão aos templos na noite do Réveillon para ouvir os 108 toques de um sino. Eles acreditam que o homem está suscetível a 108 pecados, e cada badalada seria capaz de expurgar um deles.
Peru
Prepare as malas e dê uma voltinha pelo quarteirão de sua casa. A tradição peruana serve para trazer boa sorte e para realizar o sonho de uma grande viagem.
Panamá
Faça duas listas com resoluções para 2017. Perto da meia-noite, queime uma delas, para que os desejos se concretizem mais rapidamente. Guarde a outra até o próximo Réveillon, para conferir o que saiu do papel.
Brasil
Não quer abrir mão da tradição nacional? Vista uma roupa branca (um costume de origem religiosa, já que branco é a cor do batismo entre católicos e de luz entre umbandistas) e vá para o mar pular ondas, para renovar as energias. E feliz 2017!