Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Cantar é um dom?

Dá para treinar para não passar vergonha e até conseguir fazer bonito. Mas ter voz de um Pavarotti, só se você nascer um Pavarotti

Por Anderson Fernandes de Oliveira
Atualizado em 15 mar 2018, 17h00 - Publicado em 19 nov 2012, 22h00

Não. Todo mundo pode cantar bem. E cantar bem significa ter uma voz afinada. Para isso, basta treinar. Mas a sua voz jamais ficará igual à do seu cantor preferido, pois cada pessoa tem timbre próprio.

O que diferencia uma voz de outra é a anatomia da laringe. Como as cavidades e tubos do órgão variam em cada um, a voz também é diferente. O timbre é como nossa impressão digital, o que os profissionais chamam de personalidade vocal. Por isso nem todo mundo é tenor. Mas dá para melhorar. Veja abaixo como.

Cante agora (ou daqui a um tempo)

Com treinamento certo, você pode, quem sabe, trocar a cantoria do chuveiro pelos palcos

Ouça
Aprimorar o ouvido é o primeiro passo. Afinar a voz é um processo lento e trabalhoso, pois é preciso ouvir, detectar e diferenciar cada nota e emiti-la na frequência certa. Desenvolver a musicalidade auditiva é saber diferenciar notas musicais e ter noção de ritmo.

Respire
Exercícios de respiração ajudam a controlar melhor a saída de ar e a manter uma nota por mais tempo. Quando se obtém o controle respiratório, você usa o ar corretamente, sem desafinar ou perder o fôlego.

Continua após a publicidade

Malhe
Aprender a cantar é como ir à academia: é um trabalho de fortalecimento e resistência para os 22 músculos que regem a laringe. Um exercício específico para o diafragma, por exemplo, consiste em pronunciar a sequência tsi-xi-fi várias vezes, sem respirar.

Inspire
O timbre é determinado por vários fatores, como a dimensão das pregas, fibras elásticas localizadas na laringe. Por exemplo, pregas vocais longas podem indicar vozes graves. Já as curtas indicam vozes agudas.

Fontes: Gabriela Pastorin Castineira, cantora e atriz, formada em canto lírico pela Universidade Federal de Goiás; Reinaldo Kazuo Yazaki, otorrinolaringologista, professor da pós-graduação da Unifesp.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.