Felipe van Deursen
Enquanto isso, no Brasil, a Bicicloteca é um projeto que leva, de triciclo, livros a sem-teto e pessoas que vivem em regiões sem biblioteca. Iniciativa do Instituto Mobilidade Verde, ela alia transporte saudável e democratização de cultura. Para participar, basta doar livros em um dos pontos de coleta da ONG, que funciona em São Paulo. Depois, a Bicicloteca trata de estimular os leitores a passarem adiante os livros para fazer as obras circularem. O projeto já ganhou um irmão, o Bibliotáxi, em que livros são passados adiante por meio de táxis da capital paulista. Lincoln Paiva, presidente do Mobilidade Verde, conversou com a SUPER: Bicicloteca.com.br
O sonho
“O Robson [Mendonça, ex-morador de rua e responsável pela primeira bicicloteca] me disse que sonhava em ter um carrinho, desses de carregar papelão, para emprestar livros a ‘irmãos’ da rua. Topamos a ideia no ato.”
O projeto
“É um triciclo com um baú acoplado na traseira, com capacidade para 300 livros por dia. Distribuímos livros gratuitamente sem obrigatoriedade de devolução, apenas com um carimbo para evitar a venda. Pretendemos lançar mais 9 biciclotecas até o fim do ano.”