Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Aves de Rapina: o que esperar do novo filme com Arlequina

Tiro, porrada, bomba e representatividade feminina. O elenco do filme veio a São Paulo contar como será o longa.

Por Maria Clara Rossini
Atualizado em 26 out 2020, 08h39 - Publicado em 6 dez 2019, 16h08

Em 2020, Hollywood apostou nas heroínas. Arlequina, Mulher Maravilha, Viúva Negra e Mulan são algumas das protagonistas que estarão no cinema. Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa é só o primeiro lançamento de uma série de filmes que serão contados de uma perspectiva feminina – e feminista. 

O longa se constrói em torno da superação de Arlequina – que, logo no início do filme, se separa do Coringa (o interpretado por Jared Letto, e não por Joaquim Phoenix). Ao longo da trama, a personagem se une a um grupo composto somente por mulheres: Canário Negro, Caçadora, a policial Renée Montoya e Cassandra Cain. Juntas, elas formam as Aves de Rapina.

Cenas inéditas do filme exibidas na CCXP19, evento que ocorre até 8 dezembro em São Paulo (SP), mostraram uma Arlequina sentimental – ainda que a loucura típica da personagem continue presente. Em um dos trechos, ela explode a Química Ace com um caminhão-bomba. Esta é a fábrica em Gotham City onde o Coringa a convence a pular em uma bacia de ácido – transformando-a na personagem que conhecemos hoje. 

Como era de se esperar, o filme está recheado de violência. As atrizes dispensaram dublês na maior parte das sequências. Em um trailer inédito exibido na CCXP19, havia tiros, explosões, lutas corpo a corpo e outras cenas de ação. 

Em uma coletiva de imprensa, a diretora Cathy Yan disse que tentou manter as cenas de luta mais “pé no chão”, já que a Canário Negro é a única personagem com super-poderes. As mulheres fazem movimentos realistas, sem força sobre-humana nem golpes mirabolantes. 

Continua após a publicidade

“Ele é divertido e badass, como qualquer outro filme de ação. Ele pode competir lado a lado com diversas outras produções da indústria”, disse Rosie Perez, que interpreta Renee Montoya no longa.

aves-de-rapina
O elenco em São Paulo durante coletiva de imprensa. (Carlos Eduardo Hara/Superinteressante)

O filme se mostra atento aos debates sobre a representação da mulher na mídia e no entretenimento. Ao invés de apresentar um grupo de personagens jovens, brancas e magras, Aves de Rapina tem um elenco diverso. Canário Negro é interpretada por uma atriz negra, e Renee Montoya é um pouco mais velha do que as heroínas tradicionais. A atriz que dá vida a Cassandra Cain tem descendência filipina e coreana.

Continua após a publicidade

Outro ponto interessante é a dubiedade. Elas não são um grupo de heroínas, mas também não se encaixam na definição tradicional de “vilão”. Margot Robbie, que interpreta Arlequina, classifica as personagens como anti-heroínas – com grande ênfase no anti. Segundo as atrizes, todas as integrantes do grupo possuem falhas e imperfeições que ficam claras. Algo distante da maneira como Mulher-Maravilha e Capitã Marvel costumam ser retratadas.

O filme toma os quadrinhos da DC como referência, principalmente na construção da personalidade das personagens. No entanto, a trama não se baseia em nenhuma história já publicada. Por contar a origem das Aves de Rapina, a diretora teve mais liberdade criativa e não se apegou a produções anteriores.

Mesmo assim, podemos esperar algumas referências às HQs. Há uma cena em que Arlequina anda em seus clássicos patins – nos quadrinhos, ela adere ao esporte para poder agredir os outros competidores. Ela também adota uma hiena, animal que constantemente está ao seu lado em outras histórias.

Continua após a publicidade

Outro personagem dos quadrinhos que entra no filme é o Máscara Negra, que será interpretado por Ewan McGregor. Ele e sua gangue são os antagonistas do longa. Depois do Coringa ter deixado a cidade, o vilão aproveita a oportunidade para tentar se tornar o chefe do crime.

Mais informações, só com o lançamento do filme. Aves de Rapina estreia dia 7 de fevereiro nos cinemas, e promete estabelecer uma nova geração de protagonistas femininas nos filmes de quadrinhos. Confira o trailer abaixo:

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.