David Bowie, Elton John, Queen – a revolução estética e musical dos anos 1970.
Por Ivan Finotti
Atualizado em 2 set 2019, 13h12 - Publicado em 13 ago 2019, 13h10
Glitter – ou glam rock, como alguns gostam de chamá-lo – não é um estilo musical. Músicos e bandas como David Bowie, Queen e Kiss têm algo em comum no aspecto sonoro: dão uma banana para a definição de estilo e tocam aquilo que acham divertido tocar. O que os coloca no mesmo balaio – o glitter – é a extravagância visual. Óculos gigantes, maquiagem, explosões no palco, a incorporação de personagens, o teatro, o balé.
É importante frisar que o glitter foi um fenômeno dos anos 1970: todo esse espetáculo flamejante vinha com uma alta carga de androginia, de dubiedade sexual. Embora não fossem glam de raiz, artistas como Mick Jagger, Rod Stewart e Lou Reed também se montavam, se pintavam e usavam adereços escandalosos nesse período.
O som do glitter vai do hard rock às baladas melosas, passando por soul, reggae, disco, funk e vaudeville.
No Brasil, são exemplos de músicos glitter a banda Secos & Molhados e o guitarrista Pepeu Gomes, na época dos discos Um Raio Laser e Masculino e Feminino.
Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login
Oferta dia dos Pais
Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.
OFERTA DIA DOS PAIS
Impressa + Digital
Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
a partir de 9,90/mês
Digital Completo
Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.