Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

7 filmes sobre Olimpíadas para ver no streaming

Os Jogos de Paris vão deixar saudade. Para saciar a abstinência até 2028, conheça boas produções sobre os bastidores e algumas das histórias incríveis do evento

Por Rafael Battaglia
8 ago 2024, 19h00

Os Jogos de Paris terminam no próximo domingo (12) – e, com eles, a rotina de passar o dia todo com a TV ligada, assistindo desde o turco do tiro esportivo às medalhas de Rebeca Andrade.

As próximas Olimpíadas acontecerão em Los Angeles em 2028. Mas dá para aliviar a abstinência até lá com alguns bons filmes que abordam o evento. Na lista a seguir, separamos alguns deles, de diferentes gêneros e tamanhos. Confira:

Raça (2016)

Filme
(Amazon Prime/Divulgação)

Onde ver: Prime Video e Apple TV

Antes que Usain Bolt se tornasse o homem mais rápido do mundo, outro atleta fez história no atletismo. O filme biográfico Raça narra a história do atleta americano Jesse Owens, que durante os Jogos Olímpicos de 1936 em Berlim, Alemanha, em pleno regime nazista, conquistou nada mais do que quatro medalhas de ouro: 100 e 200 metros rasos, salto em distância e revezamento 4x100m. Haja versatilidade – e talento.

Munique (2005)

Filme
(Amazon Prime/Divulgação)

Onde ver: Prime Video e Apple TV (para aluguel)

Também baseado em fatos reais, mas desta vez com uma abordagem de suspense de espionagem. Dirigido pelo mestre Steven Spielberg, o longa narra os eventos decorrentes do trágico massacre de 11 atletas israelenses durante os Jogos Olímpicos de 1972 em Munique, Alemanha.

Continua após a publicidade

Esse não é exatamente um filme sobre esporte em si, mas sim de um atentado que marcou a história dos Jogos. A história segue a missão secreta de vingança, organizada pelo governo israelense, para rastrear e eliminar os responsáveis pelo ataque terrorista.

Eu, Tonya (2017)

Uma mulher com os braços estendidos vestindo um collant de ginástica. Há uma plateia ao fundo.
(IMDb/Reprodução)

Onde ver: Netflix

Essa é para quem está com saudade das Olimpíadas de Inverno (programadas para as cidades italianas Milão e Cortina em 2026). Eu, Tonya é um drama biográfico que retrata a vida da patinadora artística Tonya Harding (interpretada pela Barbie, digo, Margot Robbie). Um dos pontos mais interessantes do filme é o escândalo envolvendo o marido de Harding e o seu plano para sabotar Nancy Kerrigan, rival da esposa, durante os Jogos de Inverno de 1994.

Jamaica Abaixo de Zero (1993)

Filme “Jamaica Abaixo de Zero” (1993)
(Disney+/Divulgação)

Onde ver: Disney+

Um clássico da Sessão da Tarde, especialmente para quem nasceu nos anos 1990. A comédia é levemente inspirada na história real da primeira equipe jamaicana de bobsled (aquela famosa corrida em que trenó pode chegar a 150 km/h) a competir nos Jogos de Inverno. O filme segue um velocista jamaicano que, após fracassar para a qualificação das Olimpíadas de Verão, decide se juntar a três outros corredores e ao excêntrico treinador americano Irving Blitzer para formar uma equipe de bobsled.

Carruagens de Fogo (1981)

Homem sendo segurado pelos ombros por outros quatro homens.
(IMDb/Reprodução)
Continua após a publicidade

Onde ver: Disney+

Você pode até não conhecer este clássico, mas muito provavelmente já ouviu a famosa música do compositor grego Vangelis, “Chariots Of Fire(que é quase o hino não oficial das olimpíadas). Inspirado em eventos reais, a história acompanha os corredores Eric Liddell (Ian Charleson), um devoto cristão escocês, e Harold Abrahams (Ben Cross), um judeu inglês, durante os Jogos Olímpicos de 1924 (que também foi em Paris).

A cena que eternizou a música é essa aqui:

Pódio para Todos (2020)

Filme
(Netfix/Reprodução)

Onde ver: Netflix

Continua após a publicidade

Este documentário conta a história de ativistas e atletas paralímpicos de diversos países do mundo, e mostra o impacto global  dos Jogos Paralímpicos na sociedade. Com ótimas entrevistas e imagens de bastidores, o longa mostra toda a luta e jornada dos atletas que apresentam alguma deficiência até chegar nas competições de alto nível.

O Campeão Olímpico (1942)

Filme Pateta nas Olimpíadas
(Disney/Reprodução)

Onde ver: YouTube

Um bônus saudosista deste repórter: esta animação da Disney conta toda a origem dos jogos olímpicos utilizando o Pateta como protagonista (o que sempre melhora qualquer história, convenhamos).

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.