Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

5 lugares para entender a história da arquitetura

Um breve tour mundial por cinco obras-primas arquitetônicas que você precisa conhecer.

Por Karin Hueck Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 11 mar 2024, 14h41 - Publicado em 7 abr 2017, 18h01

1. Espanha

Sagrada Família

sagrada familia
(JJS-Pepite/iStock)

Antoni Gaudí marcou Barcelona com seu estilo orgânico, de elementos coloridos e formas sinuosas. Sua obra-prima, que segue inacabada, é esta igreja absolutamente estarrecedora. As três fachadas receberam adornos com fortes relações à natureza, ao povo e à cultura catalães, assim como seu cavernoso e aerado interior gótico moderno.
sagradafamilia.cat

 

2. Alemanha

Bauhaus

bauhaus
(Bauhaus University Weimar/Creative Commons)

Fundada em 1919, a escola tinha como preceitos principais a funcionalidade, o minimalismo e as linhas retas. Na cidade de Weimar, berço da Bauhaus, há prédios como a Haus am Horn, que são quase um manifesto do estilo. Em Berlim, o Arquivo Bauhaus traz objetos e informações.
bauhaus.de

 

3. EUA

Edifício-sede da ONU

Sede da ONU
(cristianl/iStock)
Continua após a publicidade

O projeto da sede da Organização das Nações Unidas foi projetado por Le Corbusier, Oscar Niemeyer e um conselho consultivo com dez arquitetos de países diferentes. É possível ver claramente a diferença de propostas entre Le Corbusier, que preferia construções maiores e verticais, como é o caso do edifício do Secretariado das Nações, e Niemeyer, que sempre preferiu construções mais horizontais, e é o idealizador do prédio da Assembleia Geral das Nações.
un.org

 

4. Austrália

Ópera de Sidney

ópera-sidney
(david franklin/iStock)

Construído entre 1959 e 1973, o cartão-postal australiano foi desenhado pelo arquiteto dinamarquês Jørn Utzon, e é célebre por suas cúpulas de ápice triangular. A Ópera demorou o triplo do tempo calculado para ficar pronta – a polêmica foi tanta que o arquiteto abandonou a obra em 1966 e não foi sequer convidado para a inauguração.
sydneyoperahouse.com

 

5. Brasil

Brasília, a maior obra de Niemeyer

brasilia
(filipefrazao/iStock)

Em 1956, o então presidente Juscelino Kubitscheck lançou um concurso para o projeto urbanístico da nova capital federal. O urbanista Lúcio Costa, com um desenho moderno e horizontalizado, dividido em dois eixos, venceu a disputa e escolheu Oscar Niemeyer para fazer os desenhos dos principais prédios públicos. Explore o coração do Plano Piloto, começando pelo Congresso Nacional – chegue cedo para pegar os primeiros tours de visitação, que levam pela Câmara e pelo Senado. Já para entrar no Palácio do Itamaraty é preciso reservar – o interior do prédio impressiona pela coleção de arte e pelo mobiliário de madeira de jacarandá do século 18. Ainda no Eixo Monumental, passe na Catedral Metropolitana, (talvez o auge da ambição de Niemeyer da cidade), e no Museu Nacional. Aos poucos você vai se acostumando com a constante inserção de arte moderna nos espaços da capital: esculturas de Alfredo Ceschiatti e Bruno Giorgi, vitrais de Marianne Peretti, telas de Cândido Portinari e Di Cavalcanti e painéis de Athos Bulcão.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.