Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

11 atores que se recusam a ver os próprios filmes

Sim: essa síndrome não só existe como é mais comum do que parece.

Por Ana Carolina Leonardi Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 11 mar 2024, 11h56 - Publicado em 26 out 2016, 16h51

Trabalho em frente às câmeras pode ser intimidador, mesmo para quem trabalhou com isso à vida inteira. Nem os atores de Hollywood escapam: segundo um levantamento do site Mashable, pelo menos dez figurões de Hollywood evitam o máximo possível assistir aos próprios filmes. O que eles falam para justificar essa recusa é um vislumbre de traços psicológicos que parecem ser comuns em atores: fora dos personagens, eles são tímidos, ansiosos e perfeccionistas. Uma sessão de cinema se torna um escrutínio público – e, para eles, a câmera é um carrasco.

Jared Leto

jared leto
Antes de interpretar o Coringa em Esquadrão Suicida, Leto ganhou o Oscar de melhor Ator Coadjuvante por uma personagem trans e com AIDS no Clube de Compras de Dallas. Só que não tinha vontade nenhuma de ver o filme. Isso porque sente que, depois do processo de filmagem, o ator perde completamente o controle do produto final. “O filme nunca vai alcançar as expectativas que eu tenho para uma experiência tão bela”, ele disse em uma entrevista.

Adam Driver

Adam Driver

Kylo Ren é tão vaidoso quanto o ator que o interpreta. Adam Driver parou de assistir seus filmes depois de detestar o piloto da série Girls – porque tinha vontade de refilmar para corrigir todos os erros que enxergou. Mas Star Wars ele assistiu, porque né, quem não assistiria Star Wars?

Jesse Eisenberg

jesse eisenberg
Sabe quando você tira dúzias de selfies com amigos sabendo que só duas vão ficar boas? É mais ou menos essa sensação que Jesse Eisenberg, o Mark Zuckerberg/Lex Luthor tem quando vê seus filmes. Só que é como se todas as fotos, 98% ruins, fossem publicadas, sem filtro nenhum. Melhor evitar.

Meryl Streep

meryl streep
Para Meryl Streep, assistir a seus filmes uma vez só é mais que suficiente. O negócio é olhar para frente. Parece que a mandinga dá certo, porque no seu currículo a atriz já tem quase 2 dezenas de indicações ao Oscar.

Continua após a publicidade

Joaquin Phoenix

joaquin phoenix

Curiosidade Joaquin Phoenix até tem de assistir seus filmes. Mas ele se segura “Não quero me enxergar como a câmera me vê”, ele comentou. O medo é que se olhar da perspectiva da audiência mude sua forma de atuar. Ele abriu exceção, porém, para assistir The Master e Her.

Johnny Depp

johnny depp

Para um ator cheio de esquisitices, o fato de Johnny Depp não gostar de se ver na tela não é surpresa. Segundo ele, o chato da situação é que ele perde a chance de assistir o trabalho dos seus colegas nos filmes, mas vale mais a pena se “proteger” da própria imagem.

Continua após a publicidade

Javier Bardem

javier bardem
“Não aguento aquele nariz, aquela voz, esses olhinhos ridículos”, o ator falou à revista GQ. A experiência de atuar, para ele, é mais mística e expressiva exatamente porque ele não precisa se assistir enquanto faz. O jeito é desligar a TV e focar em criar os personagens.

Reese Witherspoon

reese witherspoon
Para a atriz de Legalmente Loira, é tortura se assistir – e ela não entende porque alguém gostaria de se assistir fingindo ser outra pessoa e agindo de um jeito bobo. Reese afirma que assistir seus filmes dá início a um ciclo autodestrutivo de ódio que ela não consegue controlar. O negócio é tão tenso que a atriz bloqueia mentalmente as lembranças dos filmes que fez para não se estressar com os detalhes que deram errado.

Andrew Garfield

Andrew Garfield
O antigo Homem-Aranha foi obrigado a ver A Rede Social pelos amigos, mas, se tiver a opção, prefere pular a parte de se auto-analisar nas telonas. Engraçado é que, no filme sobre o Facebook, ele dividiu o palco com Jesse Einserberg, que também está na lista. O que será que tinha na água desse backstage que deixou todo mundo tão tímido?
Julianne Moore

julianne moore
Os atores geralmente fazem suas aparições no tapete vermelho antes da estreia do seus filmes e assistem à premiere todos juntos. É nessa hora que Julianne Moore faz o possível para tentar fugir e não ter que se assistir.
Megan Fox

Continua após a publicidade

megan fox

Ah, Transformers. A franquia é inteira cercada de polêmicas: péssimas críticas, brigas entre o elenco e o diretor e uma atriz que precisou virar o tanto de champagne que conseguiu para aguentar assistir à estreia. Megan Fox, a pinguça das premieres, disse que tudo isso foi nervoso. Ela acha desconfortável olhar para si mesma, seja em fotografias, telas de computador ou filmes. Mas afirmou que, apesar do champagne, Transformers 2 foi uma surpresa boa. Nem todo mundo concorda…

Menção honrosa: Shia LaBeouf
shia labeouf

O jovem Shia LaBeouf não está na lista original mas merece uma menção honrosa. Em nome da arte performática a que ele se dedica hoje em dia, o rapaz assistiu a todos os seus filmes, do mais recente ao mais antigo, enquanto um streaming ao vivo mostrava a sua reação. As suas expressões resumem bem a sensação dos atores dessa lista: se ver na tela da ansiedade e até tédio. Mas foi chegar em Transformers 2 e 3 que o rapaz fez essa cara de desespero. Não teve nem champagne para diluir.

Continua após a publicidade

Para relembrar os longas que esses atores preferem esquecer depois de prontos, assista a nossa seleção:

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.