Velhos decidem pelos jovens no Reino Unido
Mais de 60% dos jovens preferiam a permanência do Reino Unido na União Europeia. Quem definiu as votações foi a população mais velha, que compareceu bem mais às urnas.
O Reino Unido decidiu ontem pela saída da União Europeia, numa disputa acirrada: 48% da população votou a permanência, enquanto 52% preferiu a saída – no total, a diferença de votos foi de 1,2 milhão. O primeiro-ministro David Cameron, que fazia campanha pela permanência, já anunciou a renúncia ao cargo. O resultado mostrou dois sinais: jovens e idosos pensam de formas bem diferentes; e o Reino Unido anda bem desunido.
Basta ver os dados da pesquisa boca de urna feita pelo instituto YouGov: 64% dos jovens entre 18 e 24 anos queriam que a região continuasse dentro da União Europeia. E só 33% dos britânicos entre 50 e 64 anos compartilhavam a mesma opinião.
Como, então, os membros do time pró-saída levaram a melhor? É fácil adivinhar: a população jovem compareceu menos às urnas, embora seja quem vai viver mais tempo na nova situação. No início de junho, só 50% deles diziam que participariam do referendo. Em contrapartida, mais de 60% das pessoas entre 33 a 54 anos e 80% dos idosos com mais de 80 anos confirmaram presença na votação.
Fora isso, os resultados foram bem diferentes na parte norte e sul da Grã-Bretanha. 62% dos escoceses e 56% dos cidadãos da Irlanda do Norte queriam a permanência no bloco – até porque, numa Europa unida, há mais contrapesos para o poder de Londres dentro do Reino Unido.
Resta agora saber como fica a região daqui para frente. E se a decisão britânica vai influenciar outros países, como a França, a tomar o mesmo caminho.
Papa Leão 14 revela seus quatro filmes favoritos
Por que tantos millennials estão tendo câncer?
“Deathbots”: testamos os robôs de IA que permitem “conversar com os mortos”
Por que os incas cavaram milhares de buracos em uma montanha? Estudo traz pistas
Golfinhos são vistos usando esponjas como chapéus







