Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Quase 80% das mortes por terrorismo foram registradas em apenas cinco países

Por
Atualizado em 8 mar 2024, 11h34 - Publicado em 18 nov 2015, 17h42

Apesar de ser um problema global, o terrorismo afetou cinco países de forma muito mais intensa no último ano.

Afeganistão, Iraque, Nigéria, Paquistão e Síria concentraram 78% das mortes decorrentes do terrorismo e foram palco de 57% dos ataques registrados em 2014.

Terrorismo

As informações foram divulgadas nesta terça-feira (17), pelo Instituto para Economia e Paz. O Global Terrorism Index é um relatório investiga os padrões da atividade, assim como sua incidência geográfica e os principais métodos de ataque empregados pelos terroristas.

O cenário mais grave se apresenta na Nigéria, que viveu um intenso aumento de mortes decorrentes da atividade terrorista. Foram 7.512 pessoas mortas em 2014,uma alta de 300% desde 2013.

Continua após a publicidade

O relatório também traz outros fatos desoladores, como o aumento sem precedentes do número de mortes causadas pela atividade terrorista em 2014: 32.658 pessoas morreram em incidentes ligados ao terrorismo, um aumento anual de 80%. A organização pondera, no entanto, que homicídios foram responsáveis por um número 13 vezes maior de óbitos do que o terrorismo.

Apesar de concentrado, o terrorismo tem se estendido a um maior número de países. De acordo com o estudo, o número de países com mais de 500 mortes passou de cinco em 2013 para 11 em 2014, um aumento de 120%.

Segundo o relatório, ao movimento radical islâmico Boko Haram, que atua na Nigéria desde 2009, juntou-se em 2014 outro grupo terrorista, os militantes Fulani, que mataram 1.229 pessoas.

Continua após a publicidade

“O Boko Haram tornou-se o grupo terrorista que mais mata no mundo”, diz o ITG. O número de mortes atribuídas ao Boko Haram no ano passado é 6.664, enquanto o movimento extremista Estado Islâmico é considerado responsável por 6.073 mortes.

As duas organizações são responsáveis por 51% das mortes atribuídas a um grupo terrorista, adianta o estudo.

E o ocidente?

Continua após a publicidade

Sem contar os ataques de 11 de setembro, que mataram 2.997 civis, 0,5% das mortes causadas por terrorismo foram registradas no ocidente.

Levando em conta os atentados que abalaram os EUA em 2001, o número sabe para 2,6%. Entre os ataques registrados no ocidente, 70% foram perpetrados por “lobos solitários”, terroristas que agem isoladamente, geralmente motivados por extremismo político, e não fundamentalismo islâmico.

Leia mais:
7 coisas sobre o Estado Islâmico
Qual é a maior tragédia
Anonymous declara guerra ao ISIS depois dos atentados de Paris

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.