Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Precisa de um descanso? Melhor ficar longe do celular

Estudo mostra que usar o celular durante os momentos de folga impede que o cérebro recarregue totalmente — e isso pode afetar o seu desempenho

Por Maria Clara Rossini
Atualizado em 21 ago 2019, 17h18 - Publicado em 21 ago 2019, 17h10

Não importa se você trabalha, faz faculdade ou ainda está na escola: todos precisamos daquela brechinha no dia para descansar a cabeça. O alívio pode ser a hora de almoço, o intervalo da aula ou até aqueles minutinhos para ir no banheiro ou beber água.

Mexer no celular durante esses momentos é quase sinônimo de descanso, mas esse hábito pode estar mais atrapalhando do que ajudando. Um estudo feito pela Universidade Rutgers, nos Estados Unidos, mostrou que usar o celular nas horas de folga dificulta que o cérebro se recupere totalmente, o que se reflete na performance cognitiva do indivíduo.

Os pesquisadores fizeram um experimento com 414 alunos de graduação. Os participantes resolveram uma série de quebra-cabeças desafiadores e jogos de palavras. A diferença é que alguns puderam fazer pausas para mexer no celular, outros só podiam usar uma folha de papel ou o computador, enquanto um terceiro grupo nem teve descanso.

As pessoas que usaram o celular apresentaram os maiores níveis de exaustão mental e tiveram mais dificuldade depois do intervalo. Eles foram os que demoraram mais tempo para resolver os problemas, até mais do que o grupo que não teve descanso nenhum.

Quando se trata de resultados, os estudantes que mexeram no celular acertaram um pouco mais do que os que não tiveram pausa, mas foram piores do que os outros participantes.

Continua após a publicidade

No total, o grupo do celular demorou 19% mais para fazer os exercícios depois da pausa. Eles também resolveram 22% menos problemas do que o grupo que usou os outros objetos na hora do descanso.

O celular é bem diferente de outras telas, como o computador. “O celular pode ter esse efeito porque ele ativa o impulso de olhar mensagens, se conectar com outras pessoas, acessar novas informações e outras atividades, o que acaba sendo diferente de telas como a de um notebook”, diz Terri Kurtzberg, professora da universidade e coautora do estudo.

Agora você já sabe: na pausa pro descanso, é melhor dar um passeio, ouvir música ou ler um livro. Vale até jogar algum joguinho no computador — o importante mesmo é deixar o celular no bolso.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.