Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Pode existir magnetismo sem eletricidade?

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h50 - Publicado em 4 jul 2009, 22h00

Embora possam se manifestar independentemente, os campos magnéticos sempre estão associados aos elétricos. A razão é que um campo elétricos é criado pela carga, um dos atributos básicos da matéria, assim como a massa. Quando a carga se movimenta – devido ao movimento do corpo ou da partícula que a contém – surge o campo magnético. Em princípio, tudo o que existe deveria possuir campos porque a matéria é formada por átomos, que possuem cargas em movimento. Mas em geral os campos gerados pelas cargas se anulam uns aos outros. Um bom exemplo de campo que não se anula são os ímãs: seus campos elétricos, existentes em escala subatômica, se anulam em larga escala, mas os campos magnéticos, ao contrário, se somam e se tornam responsáveis pela força daqueles corpos. “Os campos elétricos e magnéticos são manifestações diferentes do que chamados de campo eletromagnético”, explica o físico Luiz Agostinho Ferreira, do Instituto de Física Teórica, da Universidade Estadual Paulista. Há ainda uma teoria física que afirma existir um campo magnético ligado a uma única carga magnética, chamada monopolo, porém, até hoje, não se conseguiu detectar nenhuma dessas partículas.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.