Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Os 5 tipos de personalidade dos gatos

Estudo científico cria método de avaliação das personalidades felinas – em doses diferentes, eles podem ser dominantes, introvertidos e até impulsivos

Por Bruno Vaiano Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 4 out 2017, 20h02 - Publicado em 3 out 2017, 18h12

Depois de peixes de aquário covardões, pássaros bateristas e cachorros grisalhos por stress, a psicologia animal chegou a uma conclusão de que todos os donos já suspeitavam faz tempo: gatos têm personalidades. Cinco tipos, mais precisamente.

Não estamos falando dos traços compartilhados por quase todos os felinos – como aquele desdém fleumático pelos humanos e a vontade de arranhar o sofá. A pesquisadora australiana Carla A. Litchfield e sua equipe enviaram questionários aos donos de 2,8 mil bichanos, em que eram avaliados 52 (!) qualidades e defeitos.

Perguntaram se os mascotes eram calmos, tímidos, agressivos, confiantes, brincalhões, irritáveis, gentis etc. – a lista completa está no artigo científico. A análise dessas estatísticas bem específicas permitiu classificar os Felis catus em categorias mais abrangentes: extroversão, dominância, impulsividade, agradabilidade e neuroticismo.

Os nomes dessas categorias se baseiam em um modelo de análise da personalidade humana usado e aperfeiçoado pela psicologia desde a década de 1960: o Big Five.

‘Neuroticismo’, por exemplo, é um traço que tanto humanos quanto gatos podem possuir, e que nas duas espécies tem a ver com instabilidade emocional, timidez, ansiedade e introversão. Já a ‘dominância’ é uma métrica exclusiva do Big Five felino, que mede o quanto o gato em questão é violento e autoritário.

Continua após a publicidade

É importante entender que nenhum gato (ou humano, já que tocamos no assunto) se encaixa em uma só categoria. Na verdade, cada personalidade é formada por doses diferentes desses traços – um fenômeno que não é só especulação teórica, mas possui bases científicas bastante sólidas.

Quanto à necessidade de fazer isso com os bichanos, bem… “A ideia de que animais possuam personalidades já foi criticada pela comunidade científica”, explicam os autores, “mas ganhou popularidade com as evidências de que elas podem ser aplicadas para melhorar o gerenciamento e o bem-estar de animais.”

Eles dão exemplos: gatos que têm uma pontuação mais alta em ‘neuroticismo’ podem gostar mais de casa se você aumentar o número de lugares – como gavetas e cantinhos – em que eles possam se esconder e ficar em paz. Já gatos com pontuação baixa nesse critério – ou seja, mais corajosos e abertos – são mais propensos a pular o portão para dar um passeio (e não voltar mais).

Continua após a publicidade

Da mesma forma, gatos com pontuação mais alta no critério ‘extroversão’ são mais criativos, afiados e inteligentes – e precisam de brinquedos e atividades mais desafiadoras para não ficarem entediados.

Por outro lado, se um gato velhinho não pontuar em extroversão, pode ser sinal de que ele está com problemas cognitivos ou de coordenação motora, associados à idade avançada. Ou seja: a aparente curiosidade, na verdade, é uma arma de diagnóstico importante para veterinários. E pode ajudar a explicar porque seu gato sempre parece estar tramando a aniquilação da civilização humana. Cuidado: você pode ter um dominante em casa.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.