Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Onde cliente vira chef e sarjeta é uma cama – 35,65º N 139,69º L

Shibuya, Tóquio, Japão: nesse bairro boêmio da capital japonesa, funções se invertem - tipo o cachorro que busca o dono no metrô.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h52 - Publicado em 27 ago 2014, 22h00

Renata Miranda

O garçom traz o prato com as carnes cruas (vaca, frango ou porco), legumes e tigelas de molhos, acende um fogareiro, coloca a panela com água fervendo e pronto. Você que se vire para cozinhar o shabu-shabu, prato criado em meados do século 20 em Osaka, no sul do Japão. Seu nome não quer dizer nada. É uma onomatopeia: shabu-shabu é o barulho que a carne faz ao ser mergulhada na panela.Um dos melhores lugares para experimentar o prato, que aparece no filme Encontros e Desencontros, de Sofia Coppola, é o boêmio bairro de Shibuya, em Tóquio.

A grande estação de Shibuya é o centro nervoso da região. Um morador ilustre do bairro passava por aqui todo dia: Hachiko, cão da raça akita, que caminhava diariamente à estação para esperar seu dono, professor na Universidade de Tóquio, chegar do trabalho. Até que um dia ele não veio. Morreu. Hachiko continuou indo à estação diariamente, no mesmo horário, por nove anos. Tamanha fidelidade rendeu-lhe uma estátua de bronze na entrada da estação. A homenagem virou ponto de encontro nesse bairro em que caminhar é esbarrar com o improvável. Engravatados se misturam a meninas fantasiadas em festas que ocupam três andares de um prédio comercial. Jovens arrumados, saídos das boates, muitas vezes perdem o último trem, e lutam por um lugar na sarjeta, onde dormem até a estação reabrir, nas primeiras horas da manhã. Quem tem dinheiro paga uma boa quantia de ienes nos caros táxis japoneses. Ou se aventura por uma noite nos hotéis-cápsulas da região, construídos justamente com esse propósito.

– As linhas Yamanote e Saikyo (trem) e Ginza, Hanzomon e Fukutoshin (metrô) passam pela estação de Shibuya.

QUANDO – Entre setembro e outubro, o clima é mais agradável no Japão.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.