Metrô de Londres proíbe propagandas com “pessoas perfeitas”
Depois de um anúncio que revoltou 70 mil londrinos, prefeito baniu os anúncios com padrões de beleza "pouco representativos".
Nada de cinturas finíssimas e barrigas tanquinho: o transporte público de Londres resolveu banir todas as propagandas que mostram padrões pouco realistas de corpo. Qualquer anúncio que mostre corpos perfeitos e difíceis de atingir pela maior parte da população vão ser removidos.
A regra foi aprovada pelo novo prefeito londrino, Sadiq Khan, e começou a valer a partir de hoje para banners e cartazes no metrô e nos ônibus da cidade.
A ideia é, principalmente, evitar que os passageiros sintam vergonha de terem o corpo que tem, segundo a prefeitura.
O movimento que levou à criação da norma começou em abril do ano passado, quando a marca Protein World, de suplementos alimentares, exibiu anúncios com uma modelo de biquíni amarelo que dizia Are you beach body ready? (Você está com o seu “corpo de praia” pronto?).
A propaganda gerou revolta: mais de 70 mil pessoas participaram de um abaixo-assinado contra a empresa. Um protesto foi organizado no Hyde Park, reunindo homens e mulheres com diferentes biotipos, defendendo que todo corpo está pronto para a praia – basta ter um copo e levá-lo à praia.
A rede de metrô de Londres é uma das mais usadas no mundo e os anúncios lá custam caro. O dinheiro é revertido diretamente para cuidar do transporte público. Com o veto, fica um impasse: será que as empresas vão se adaptar aos anúncios sem corpos “ideais” para manter o acesso ao público gigantesco no metrô ou será que a prefeitura vai ter uma queda na verba publicitária?
Até o momento, o prefeito se manteve firme na decisão de banir esse tipo de anúncio. Segundo a declaração da prefeitura, não dá para o passageiro simplesmente desligar ou virar a página de um anúncio incômodo, como faria na TV ou em uma revista. Por isso, ele quer que a publicidade no espaço público represente os londrinos ao máximo.
Além das restrições publicitárias, o anúncio da Protein World gerou um movimento chamado de #everybodysready (todo mundo/todo corpo está pronto), que celebra todo o tipo de corpo em ambiente praiano – e lembrando a todos de usar filtro solar.