Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Manual: como começar a fazer terapia?

Acha que não é para você? Não sabe por onde começar? É muito caro? A gente te dá o caminho das pedras.

Por Rafael Battaglia
15 dez 2021, 15h45

O primeiro passo…

Ilustração de 3 pessoas de diferentes idades e humores numa sala de espera.
(Ana Carolina Oda/Superinteressante)

…é reconhecer que você não está 100% – e tudo bem. O psicólogo é um profissional da saúde como qualquer outro, e procurá-lo não é sinal de fraqueza. Pelo contrário: a psicoterapia é um exercício de autoconhecimento, indicado para qualquer um que quer melhorar sua saúde mental.

A hora da busca

Ilustração de uma pessoa pesquisando terapeutas online.
(Ana Carolina Oda/Superinteressante)

Peça indicações de amigos que já fizeram terapia, mas não atire no escuro: dê uma olhada no LinkedIn ou no Lattes (o currículo acadêmico) do seu profissional para saber se ele é qualificado. Procure ler sobre as várias abordagens: terapia cognitiva-comportamental, psicanálise etc.

Continua após a publicidade

A primeira consulta

Ilustração de um terapeuta ouvindo a paciente ler muitas anotações.
(Ana Carolina Oda/Superinteressante)

O psicólogo explica a ética da profissão, o sigilo das informações do paciente e como as consultas vão funcionar. No mais, é um bate-papo com o terapeuta, no qual ele faz perguntas sobre a sua vida e os motivos que o levaram a procurá-lo. Vale fazer uma listinha de queixas e tópicos para não ficar paralisado.

Deu match?

Ilustração de um match entre paciente e terapeuta.
(Ana Carolina Oda/Superinteressante)
Continua após a publicidade

Pode demorar até que se estabeleça uma boa relação com o terapeuta. Se isso não acontecer, tente outros até encontrar um que se encaixe com você. E não se dê alta antes da hora: mesmo que as suas queixas iniciais passem, fale com o profissional antes de interromper o tratamento.

Doeu no bolso?

-Planos de saúde cobrem algo entre 12 e 40 sessões anuais conforme os critérios em que se enquadra o paciente. É possível solicitar reembolso total ou parcial caso o psicólogo não seja credenciado.

-Faculdades de psicologia possuem clínicas onde os alunos atendem sob orientação. Costuma haver fila de espera, mas as consultas são gratuitas (ou custam um valor simbólico).

Continua após a publicidade

-Programas de pós-graduação oferecem serviços similares de atendimento solidário, que seguem a especialidade da instituição (terapia junguiana, existencial-fenomenológica etc.).

-Por fim, vários profissionais dedicam parte da sua carga de trabalho para consultas pro bono ou a valores sociais, mais em conta. Se sua renda é baixa, converse sobre essa possibilidade.

Fontes: Ana Carolina Alem Giglio, psicóloga clínica e mestre em neurociência pelo Mackenzie, Thaís Cristina Marques dos Reis, doutoranda no Programa de Psicologia Clínica da USP.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.