Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Manual: Como bater o pênalti perfeito?

As dicas para não fazer feio na pelada da turma – esteja você chutando ou defendendo.

Por Rafael Battaglia
Atualizado em 6 jul 2022, 14h50 - Publicado em 26 jun 2019, 15h04

SI_404_Penalti_1

1 – Chute nos cantos

Mire nas regiões próximas as traves laterais do gol – em especial, nos ângulos superiores. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Bath, no Reino Unido, nesses lugares a chance de converter o pênalti é de 80%. Caso chute na região próxima ao goleiro, a probabilidade de acerto cai para 50%.

2 – Pense positivo

A cobrança de um pênalti é algo muito mais favorável para quem está chutando do que para quem está defendendo. Mesmo assim, o nervosismo e a ansiedade podem acabar com as suas chances. Imaginar-se comemorando uma cobrança de sucesso antes de chutar a bola pode ajudar a diminuir o estresse.

3 – Planeje a batida

Usar o peito do pé dará mais potência ao chute, mas bater “de chapa” oferece mais precisão. Na dúvida, opte por esta última, É a dica do físico Stephen Hawking em um estudo sobre as chances da Inglaterra para a Copa de 2014. Hawking também garante: dar mais de três passos de distância aumenta as chances de conversão para 87%. Além disso, gire o tronco e os quadris para dar mais força ao chute.

SI_404_Penalti_2
(Gil Tokio/Superinteressante)
Continua após a publicidade

4 – E se eu for o goleiro?

Em desvantagem, é preciso apelar para a ilusão de ótica. Um estudo mostrou que goleiros com os braços totalmente abertos davam a impressão de serem mais altos do que realmente eram. Naturalmente, os jogadores jogavam a bola mais longe, na tentativa de tirá-la do seu alcance. Em contrapartida, quando os braços estavam recolhidos, a tendência era que os chutes fossem para mais perto do goleiro, aumentando as chances de defesa.

5 – A ordem dos jogadores…

…não pode ser aleatória. Se você vai participar de uma disputa de pênaltis, mas não está tão confiante no seu chute, peça para ir primeiro. Pois é. Conforme a disputa avança, aumenta a responsabilidade de acertar para garantir a vitória. Nesse caso, vale mais deixar os experientes por último.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.