Como se lembrar dos sonhos
Chega de esquecer o que aconteceu na sua cabeça enquanto você dormia. Com as nossas dicas, tudo ficará mais claro pela manhã
1. Concentre-se no que quer sonhar
Se você deseja encontrar a resposta para algum problema, fixe o pensamento nele antes de dormir. O sonho está ligado ao momento mais profundo do sono, em que nossa mente ordena o que processou durante o dia. Ao ir para a cama, aproveite para associar um lembrete ao dilema, como um post-it ou um objeto do quarto. Ao vê-lo pela manhã, você se lembrará justamente de não se esquecer do sonho.
2. Faça um diário
Registre qualquer fragmento do sonho. O hábito aguça a memória e nos condiciona a recordar. Se despertar na madrugada, faça isso imediatamente – temos cerca de 4 sonhos por noite, mas, ao acordar, costumamos nos lembrar apenas do último.
3. Não se mexa
O sonho está ligado à postura: toda vez que um acaba, trocamos de posição ou nos espreguiçamos. Manter-se do jeito que estávamos enquanto o sonho acontecia é importante para resgatá-lo. O ideal é continuar de olhos fechados e fazer esforço para se lembrar.
4. Acorde naturalmente
Se você usa despertador ou (ainda) é acordado pela mamãe, lembrar-se do sonho fica difícil. Quando somos despertados, o ciclo do sono pode ser interrompido. O risco de você despertar confuso – e de o sonho sumir – é grande.
Fontes: Denise Gimenez Ramos, coordenadora do Núcleo de Estudos Junguianos da Pós-Graduação em Psicologia da PUC-SP; Walkiria Helena Grant, psicanalista e professora do Instituto de Psicologia da USP; e Priscila Craveiro Junqueira, mestre em neurologia pela Faculdade de Medicina da USP.