Dia das Mães: Assine a partir de 10,99/mês

Coisas de R$1,99 realmente vendem mais do que se custassem R$2?

Do mercadinho da esquina aos grandes varejistas, todo mundo aplica o jeitinho. Mas, funciona mesmo?

Por Felipe Sali
Atualizado em 3 ago 2018, 18h02 - Publicado em 31 jul 2018, 19h08

Desde que o Brasil viveu o boom das lojas de R$ 1,99, parece que se tornou crime colocar um preço redondo nas coisas. Por que etiquetar algo como R$ 15, se você pode usar um rebuscado R$ 14,99? A conhecida justificativa para o ato diz que o preço com dois noves no final passa a impressão de que o produto é mais barato do que realmente é. Mas, até então, a ciência nunca tinha provado se a prático fazia sentido ou não. Até agora.

Pesquisadores da Baylor University publicaram um estudo na revista Marketing Letters testando a eficácia da estratégia. Para isso, eles analisaram 932 consumidores voluntários e concluíram: o preço pode funcionar, mas em situações específicas.

Eles dividiram as pessoas entre dois estilos de pensamento: os holísticos e os analíticos. Os analíticos tendem a ver os dígitos dos preços como coisas independentes e são muito mais suscetíveis ao truque do nove no final. Os holísticos, por outro lado, observam o todo na hora da compra e, portanto, não costumam cair no papinho de economizar um centavo.

Mas existe uma maneira prática de driblar a resistência dos holísticos: basta criar alguma pressão. Funcionava, por exemplo, colocar chocolates com preços quebrados ao lado da fila do caixa – fazendo com que o holístico decida entre comprar ou não o produto antes de chegar a vez dele no caixa. A pressão do tempo bloqueia o pensamento analítico, e o sujeito se torna tão suscetível ao truque do que aqueles que têm pensamento analítico.

O mercado ainda pode influenciar criando promoções relâmpago, daquelas em que você precisa comprar na hora para levar a vantagem. Ou seja: todos nós somos, sim, influenciados pelos precinhos sacanas em algum momento.

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante. faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.