As letras mais sem sentido da música brasileira
É o manifesto surrealista da canção aleatória, traduzido em versos concretos porém surreais de um nonsense não-arbitrário, escolhido com ilógico e óbvio propósito de aludir a nada. De Tom Zé a Zé Ramalho, de Marisa Monte a Jorge Mautner, só não podia faltar homenagem a Djavan, o mestre maior da disruptura de todos os sentidos.
Alguns trechos para saborear a grandiosidade da insensatez:
Chão de Giz – Zé Ramalho
“Agora, pego um caminhão / Na lona, vou a nocaute outra vez / Pra sempre fui acorrentado no seu calcanhar. / Meus vinte anos de boy: That’s over, baby! / Freud explica”. Nem Freud, nem os sheiks árabes.
Guzzy Muzzy – Jorge Mautner
“Será que você tomou / Cachaça com chuchu / Não consegue responder / Guzzy guzzy muzzy, hey you”. Ficou difícil.
Relicário – Nando Reis
“É uma índia com colar / A tarde linda que não quer se pôr / Dançam as ilhas sobre o mar / Sua cartilha tem o A de que cor?” Boa pergunta.
Força Estranha – Caetano Veloso
“A vida é amiga da arte / É a parte que o sol me ensinou / O sol que atravessa essa estrada que nunca passou / Por isso uma força me leva a cantar / Por isso essa força estranha / Por isso é que eu canto, não posso parar / Por isso essa voz tamanha”. Por quê mesmo? Alguém?
Na Estrada – Marisa Monte
“Sala, sem ela, tem janela / Inclino, em cerca de atenção / Ela vem, e ninguém / Mas ela vem em minha direção”. E a sala, com ela, não tem janela? Cadê o botão para pedir ajuda aos arquitetos?
Swing de Campo Grande – Novos Baianos
“Aqueles que têm uma seta e quatro letras de amor / Por isso onde quer que eu ande / Em qualquer pedaço, eu faço / Um Campo Grande”. Se a carne é de carnaval e o coração é igual, tá tudo bem!
Mas esse papo já tá qualquer coisa. Aceitamos interpretações, elocubrações e insinuações nos comentários. Ouça nossa seleção no Spotify:
[spotify id=”spotify%3Auser%3Asuperinteressante%3Aplaylist%3A3NrGhfXM2dRqtjERFPTQra” width=”300″ height=”380″ /]
Ouça também:
20 músicas feministas cantadas por mulheres poderosas
20 músicas para ouvir lendo a SUPER
Papa Leão 14 revela seus quatro filmes favoritos
Por que os incas cavaram milhares de buracos em uma montanha? Estudo traz pistas
“Lumines Arise” reinventa puzzle japonês inspirado em “Tetris”
“Deathbots”: testamos os robôs de IA que permitem “conversar com os mortos”







