Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

A cor amarela é sinônimo de felicidade? Depende de onde você nasceu

Estudo feito por pesquisadores suíços mostrou que o amarelo não é considerado tão alegre em países ensolarados: é mais popular nos frios e chuvosos.

Por Ingrid Luisa
4 out 2019, 19h37

Todos nós associamos emoções a cores: vermelho a amor, amarelo a alegria, azul a tristeza, etc. Mas essas concepções não são fixas: o laranja, por exemplo, é muito associado a calor e vitalidade no Ocidente, mas no Oriente Médio tem um significado extremamente triste – associado à lamentação e ao luto.

Para mapear essas diferenças, pesquisadores suíços da Universidade de Lausanne perguntaram a indivíduos de diferentes etnias e nacionalidades qual significado eles atribuíam ao amarelo. O amarelo foi escolhido porque “é uma reminiscência da luz do Sol, que sustenta a vida e clima agradável”.

Publicado no periódico Journal of Environmental Psychology, o estudo utilizou os dados das primeiras 6625 pessoas que responderam a uma pesquisa internacional sobre a relação entre cores e emoções, contabilizando voluntários de 55 países. Nesse questionário, os participantes associam 12 cores a gradações de sentimentos como alegria, orgulho, medo e vergonha.

A conclusão dos pesquisadores foi curiosa: o amarelo não é considerado tão alegre em países ensolarados. Depois de analisar diversas variáveis – como média de horas diárias de céu aberto e a duração relativa do dia e da noite, eles perceberam que dois fatores eram determinantes: a quantidade anual de chuva e a distância do Equador. No geral, as pessoas que associavam amarelo à alegria viviam em países mais chuvosos, localizados longe da linha imaginária.

No Egito, apenas 5,7% das pessoas associam a cor a alegria. Já na Finlândia, país frio, com alto índice pluviométrico e distante do equador, 87,7% acham o amarelo alegre. Em países com climas mais amenos e estações do ano mais definidas, como os EUA, esses níveis de associação ficaram entre 60% e 70%. Infelizmente, o estudo não possui dados sobre o Brasil.

Continua após a publicidade

É óbvio que o estudo é limitado e utiliza uma amostra pequenas – uma pesquisa futura realizada com um número de pessoas mais significativo pode falhar em replicar estes resultados. Mesmo assim, é valioso dar o pontapé inicial nessa questão.

Confira todas as associações no mapa abaixo, em que quanto mais escuro é o tom, maior a probabilidade de as pessoas associarem a cor amarela a emoções alegres.

Mapa_amarelo
(A. Cuadra/Science/Montagem sobre reprodução)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.