5 conselhos para evitar que suas fotos caiam na internet
Há cada vez mais casos de fotos pessoais roubadas e distribuídas pela internet. E isso não acontece só com celebridades. Veja como evitar que você seja a próxima vítima.
1. Proteja seu celular
Uma pesquisa feita nos EUA revelou que 64% das pessoas não protegem seus smartphones com senha. Isso significa que, se o celular for roubado, o ladrão terá acesso às fotos. É essencial colocar senha.
2. Impeça o upload
Quando você tira uma foto, o celular envia uma cópia dela, automaticamente, para a sua conta na nuvem (iCloud, no caso da Apple, ou Google+, no caso do Android). O problema é que essa conta pode ser invadida por hackers – como aconteceu com o iCloud no mês passado. É melhor desativar o upload automático.
3. Blinde o computador
É mais seguro guardar cópias das fotos no seu próprio computador, e não na nuvem. Mas nem isso é perfeito. Se o laptop for roubado, ou você tiver de mandá-lo para o conserto, o ladrão ou o técnico irão ver as imagens.
4. Reforce as suas contas
Ative o sistema de “autenticação dupla” (2-step verification), que dificulta muito a ação dos hackers – porque só libera acesso às suas contas mediante a digitação de um código, que você receberá no seu celular.
5. Chame a polícia
Se mesmo com todas as precauções o pior acontecer, e alguém jogar fotos particulares suas na internet, procure imediatamente uma delegacia especializada em crimes cibernéticos. Veja a lista delas, com telefones e e-mails.
Leia também:
6 informações que você precisa conhecer sobre segurança na web
Aplicativo traça seu perfil psicológico a partir dos seus likes no Facebook