Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

PC Siqueira está morto, mas lançou um livro

Por Matheus Bianezzi
Atualizado em 4 jul 2018, 20h34 - Publicado em 8 jul 2016, 19h22

Por: Felipe Sali

pc-siqueira

Às 18h45, na última quinta-feira, mais de 250 pessoas lotavam a Livraria Cultura da Avenida Paulista, em São Paulo, para o lançamento do livro PC Siqueira Está Morto, de Alexandre Matias e lançado pela Suma das Letras. Duas horas depois, nem os próprios organizadores sabiam informar quantos havia na fila de autógrafos, que extrapolava os limites do estabelecimento e virava a esquina.

Paulo Cesar Siqueira, 30 anos, foi o primeiro usuário brasileiro a manter um canal de vídeos pessoais de sucesso no YouTube. O seu formato, com cortes rápidos e monólogos (muitas vezes sobre nada), foi a base para toda uma geração de produtores de conteúdo que trocaram os blogs pelos vlogs.

De uns tempos para cá, eles parecem muito interessados em habitar as nossas prateleiras, também. Desde que a youtuber Kéfera vendeu mais de 300 mil exemplares do seu livro Muito Mais que 5inco Minutos, iniciou-se uma verdadeira corrida pelo ouro das editoras atrás do mesmo formato.

Continua após a publicidade

Ao contrário dos seus colegas de trabalho, PC optou por não lançar uma autobiografia. PC Siqueira Está Morto é um trabalho experimental com traços de ficção cientifica, em que o personagem principal é o próprio PC. “É logico que o livro é baseado em fatos reais, em algumas partes”, contou à ME. “Mas, não vamos dizer quais são.”

Apesar do mistério, é fácil entender quais trechos são ficcionais, como a história do garoto que passou a ter superpoderes depois de um acidente e a do personagem conversando com um viajante de realidades paralelas. Mesmo nesses pontos, a personalidade do PC Siqueira é o ponto central da obra. Uma escolha feita para não alienar os fãs.

Fãs esses que são o alvo principal. Recheado de referências aos vídeos do youtuber, intercalado com suas fotos, o livro dificilmente fará sentido para quem não conhece nada sobre o personagem principal.

Continua após a publicidade

O ponto alto da obra está no caráter experimental. Em dado momento, uma história em quadrinhos toma conta da narrativa. Em outro, tudo é conduzido por meio de de conversas no WhatsApp. Algumas páginas emulam censura e você pode se surpreender ao saber que comprou um livro com cinco páginas e meio em branco.

Quando deixamos o lançamento, PC Siqueira ainda atendia aos fãs. Sorrindo para fotos com os seus olhos recém-operados. Por curiosidade, questionamos dez jovens da fila sobre seus hábitos de leitura. Dois deles assumiram que nunca terminaram um livro, sete afirmaram acompanhar séries de fantasia, como Harry Potter e Percy Jackson. Uma (a mais nova entre eles) declarou que gosta de ler qualquer coisa, desde que escrita por um youtuber.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.