Por: Felipe Sali
O mundo está entrando em colapso por conta de um vírus super poderoso que está se espalhando rapidamente. Você pode encontrar o antídoto, mas acabou preso no laboratório do cientista responsável por ele – agora precisa desvendar uma serie de mistérios para destrancar os cadeados certos e salvar a própria pele.
Parece coisa de filme, mas também é o conceito de uma das salas do Escape Time, empresa especializada em salas de fuga – estilo de jogo que te tranca em um local enigmático do qual você deve escapar em menos de uma hora. A brincadeira que nasceu nos EUA tem encontrado cada vez mais representantes no Brasil.
Nós, da Mundo Estranho, fomos convidados a conhecer o mais novo estabelecimento do gênero, que inaugurou em São Paulo. Por votação, escolhemos a sala Z-vírus, da história contada no início do texto. Além dela, você pode jogar na Alcatraz, onde deve escapar de uma prisão de segurança máxima, ou no Quarto 66, cujo o desafio é fugir antes que o prédio seja demolido.
A imersão é caprichada. Antes de jogar, você assiste a um vídeo introdutório, que contextualiza a história, recebe um figurino especial (com jalecos e óculos), e um rádio onde pode receber dicas e orientações dos monitores. Depois de alguns minutos, a adrenalina toma conta do seu corpo e o jogador esquece que existe um mundo do lado de fora. Tudo que importa é abrir o maldito cadeado. A combinação certa pode estar cifrada em qualquer lugar – numa pasta de arquivos, num computador, em objetos de cena, “fragmentada” em vários pedaços… O difícil é juntar tudo e entender a lógica por trás de cada charada.
O ideal é jogar com um grupo de quatro a oito pessoas. Por isso, diversas empresas tem usado a brincadeira para estimular o trabalho em equipe e o entrosamento de seus funcionários. Nesse caso, é ótimo como exercício, mas uma turma coesa não é garantia de sucesso. Afinal, a redação da ME é bem entrosada, amiga, coesa, unida, proativa… e perdemos por um cadeado.
Escape Time
Av. Nova Independência, nº 1056, Brooklin
São Paulo.
Telefone: 011 4324-0050