Dory: “Olha, Marlin, agora o público vai poder se queimar com as águas-vivas também”
O filme Procurando Nemo, lançado pela Pixar em 2003, é uma das animações mais aclamadas e premiadas dos últimos tempos, com um roteiro excelente e uma produção impecável. A história do peixinho-palhaço deficiente que é levado de seu pai está agora de volta aos cinemas com uma fabulosa conversão para o 3D.
Vale lembrar que, após Toy Story 3, a Pixar lançou filmes relativamente fracos (Carros 2 e Valente),que não chegam nem aos pés de Toy Story, Vida de Inseto e Up – Altas Aventuras, obras lançadas anteriormente pela produtora. Então, por que não relançar um clássico como Nemo para recuperar a confiança dos cinéfilos e fãs? Além disso, o filme serve para criar expectativas para uma fornada de sequências que a produtora está preparando, como Monstros S.A. 2 (2013) e Procurando Nemo 2 (2016).
O 3D é tão bem utilizado em Nemo que, na entrada do cinema, você recebe uma máscara de mergulho (brincadeira!). A verdade é que, durante boa parte das cenas, tem-se a sensação de realmente estar debaixo d’água. Mas o efeito pode causar dor de cabeça em algumas pessoas, principalmente na cena da baleia.
Infelizmente, o filme foi redublado em português e os dubladores de alguns personagens como Nemo, Bubbles e Gurgle, não retornam da versão original. Mas podem ficar tranquilos: a cômica e querida Dory não teve sua voz mudada. Em outras palavras, “P. Sherman, 42, Wallaby Way, Sidney” continua sendo “P. Sherman, 42, Wallaby Way, Sidney”.
As crianças que nunca viram o filme vão adorar, e os adolescentes e adultos que já tinham visto vão se fascinar novamente com essa que é uma verdadeira obra-prima das telonas. Ah sim: quem for assistir ao filme nos cinemas terá a oportunidade de rever seus brinquedos favoritos em um curta-metragem de Toy Story. Muito superior ao curta exibido antes de Carros 2 (Férias no Havaí), o filminho é bastante divertido e chamativo, trazendo um lado pouco esperado de Rex, o dinossauro assustado.
É isso. Se você curte filmes bem feitos, animações clássicas e aulas práticas de como falar baleiês, Procurando Nemo 3D é uma excelente opção para ver nos cinemas.