Todos nós, amantes de quadrinhos e cinéfilos de carteirinha, buscamos conhecer a fundo a história de nossos super-heróis favoritos. Quadrinhos no Cinema 2: O Guia Completo dos Super-Heróis (Ed. Generale, 336pgs., R$ 69,90) nos ajuda ainda mais a entender esse assunto, já que é um verdadeiro material de aprendizagem do universo dos superseres.
O livro faz parte de uma coleção iniciada em 2011, na qual cada volume traz uma análise completa de super-heróis que têm filmes sendo lançados no mesmo ano. Quadrinhos 2 traz para os leitores histórias inusitadas dos Vingadores, Batman, Juiz Dredd e Homem-Aranha.
Todo esse material foi transcrito para as páginas da “enciclopédia” por Alexandre Callari, Bruno Zago e Daniel Lopes, que, além de autores, fazem parte do Programa Pipoca e Nanquim, onde realizam vídeos e podcasts com dicas sobre o que ler e assistir. E o melhor de tudo é que passam toda a sua experiência para o livro: no decorrer das páginas, podemos ver desde seus elogios e recomendações para diversas HQs até fortes críticas para o filme Batman & Robin, de Joel Schumacher.
Além de mostrar as origens dos heróis, seus criadores, as histórias imperdíveis, as publicações no Brasil e as participações em outras mídias, o livro conta com uma vasta galeria de imagens e traz curiosidades inusitadas, como estas:
– Para viver o personagem Coringa, em Batman – O Cavaleiro das Trevas, o ator Heath Ledger se isolou durante um mês em um quarto de hotel construindo sua interpretação. Além disso, declarou ter como influências o filme Laranja Mecânica e o músico Sid Vicious
– O Homem-Aranha teve diversas (e toscas) adaptações para a televisão. Podemos citar a série O Espetacular Homem-Aranha, da década de 70, e Supaidâman, colocando o amigo da vizinhança num típico seriado japonês
– O Hulk apareceu em uma versão com três dedos durante as duas primeiras edições da série The Avengers, em 1963;
– Sam Raimi, diretor da trilogia original do Homem-Aranha, gostaria que o vilão do terceiro filme fosse o Abutre, e sonhava em convidar ninguém menos que Ben Kingsley para o papel.
Por se tratar de uma coleção, talvez a leitura fique mais completa se o leitor possuir os volumes anteriores. Mas isso não atrapalha a leitura do livro, que, além de ser muito bem recheado de conteúdo, é divertidíssimo. Recomendação máxima para quem quer saber tudo de histórias em quadrinhos.
Vale ainda ressaltar que a terceira parte da coleção será lançada ainda este ano e conta com um elenco de peso: Superman, Wolverine, Homem de Ferro e Motoqueiro Fantasma. Boa leitura!