Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Turma do Fundão

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Grupo de leitores-colaboradores da ME que ajuda a revista sugerindo pautas e alimentando este blog cultural
Continua após publicidade

Dica TdF – O Hobbit: Uma Jornada Inesperada

Por turma-do-fundao
Atualizado em 20 ago 2024, 11h44 - Publicado em 8 jan 2013, 10h03

saulo_sobanski

hobbit1
Discussão à vista: cansado de pão, Oin sugere que Bilbo seja servido no almoço

Uma Jornada Inesperada é o primeiro filme da trilogia O Hobbit, e é uma adaptação do livro de mesmo nome escrito por J.R.R. Tolkien e publicado em 1937. Dirigido por Peter Jackson (o mesmo da trilogia O Senhor dos Anéis), o filme estreou nos cinemas no dia 14 de dezembro de 2012 e, em pouco mais de uma semana, arrecadou mais de 270 milhões de dólares.

E não é para menos: o filme é de cair o queixo. Talvez algumas pessoas o tenham achado muito morno ou parado, mas dá pra perceber que o diretor realmente pensou nos fãs de toda a mitologia criada por J.R.R. Tolkien.

O filme começa contando a história de como a antiga morada dos anões da Terra-Média, a Montanha Solitária, foi invadida por um enorme dragão chamado Smaug, o Terrível. Expulsos de sua casa e sem lugar para ir, os anões se veem sem alternativas a não ser peregrinar para outras partes do mapa. Mas um deles, Thórin Escudo-de-Carvalho, resolve se juntar ao mago Gandalf para criar um plano para retomar a Montanha. Com um grupo de 13 anões e um mago, faltaria apenas um integrante, alguém que fosse rápido e silencioso: um ladrão! A pessoa escolhida para essa tarefa é Bilbo Bolseiro do Condado, um hobbit que leva uma vida pacata em sua toca debaixo da terra.

THE HOBBIT: AN UNEXPECTED JOURNEY
Trolls: “Nunca mais tive notícias dos camaradas que foram atuar em Resident Evil 4″

Continua após a publicidade

Ao longo do filme, conhecemos localizações e personagens novos, mas também revemos lugares e pessoas que já fizeram parte dos filmes da saga O Senhor dos Anéis, como os elfos Elrond e Galadriel e também Gollum, a estranha criatura fascinada pelo seu preciosssso!

Não foi fácil esperar quase dois anos para ver a adaptação do livro, mas sobrevivi e não tiraria nem colocaria nada no filme: está bom como está. Claro, é preciso um pouco de paciência para acompanhar o modo “Peter Jackson” de contar uma história, o que inclui longas panorâmicas das paisagens neozelandesas e a forma de mostrar a relação entre os personagens, ora ríspida, ora amigável (quem não se lembra do anão Gimli e do elfo Legolas trocando farpas em A Sociedade do Anel?). Mas, no final do filme, eu tive que ficar sentado por alguns instantes tentando recuperar o fôlego.

Mesmo para quem nunca leu o livro, o filme é uma ótima experiência e não deixa nada a desejar para quem não é familiar com O Senhor dos Anéis. Recomendo para todos os públicos, porque a produção foi baseada em um livro infantil e até mesmo as batalhas épicas possuem alívio cômico com Bilbo e os anões. Como fã de todo o universo criado por Tolkien, foi excelente rever a Terra-Média nas telonas mais uma vez.

hobbit2
Crise no lar: Bilbo descobre o histórico dos sites frequentados pelos anões na internet

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.