Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Prorrogamos a Black: Super com preço absurdo
Imagem Blog

Turma do Fundão

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Grupo de leitores-colaboradores da ME que ajuda a revista sugerindo pautas e alimentando este blog cultural

Dica TdF – O Hobbit (livro)

Por turma-do-fundao
14 dez 2012, 10h28 • Atualizado em 4 jul 2018, 20h35
  • pedro_toro

    Com o filme chegando aos cinemas, vale a pena relembrar O Hobbit, a obra original de J. R. R. Tolkien (ed. Martins Fontes, 296 pgs., R$ 40). O livro narra eventos que aconteceram antes da saga O Senhor dos Anéis, e conta com alguns personagens da trilogia, como Gandalf e Gollum.

    Continua após a publicidade

    A aventura conta a história de uma comitiva de anões, liderados por Thorin Escudo de Carvalho, que tentam reaver sua casa, a Montanha Solitária. Eles têm a ajuda de Bilbo Bolseiro, o hobbit do título, que está atrás de um tesouro. Porém, há um enorme empecilho: tanto o tesouro como a montanha estão em posse de um terrível dragão chamado Smaug.

    Tolkien criou não apenas uma aventura extraordinária, mas também um modo leve de contá-la. O narrador do livro está sempre tecendo comentários irônicos ou simplesmente engraçados sobre o que acontece. Esse lado mais cômico aparece com mais intensidade quando se tratam dos pensamentos de Bilbo para com seus companheiros, os anões. Mas não pense que o narrador é um palhaço, pois ele também sabe injetar soturnidade e escuridão a trama, o que rola em vários trechos do livro.

    Os cenários são descritos de forma precisa e rica, mesmo que essas descrições não sejam longas (vale lembrar que, diferentemente de O Senhor dos Anéis, O Hobbit foi concebido como um livro infantil). Metáforas muito bem construídas pincelam todos os detalhes dos cenários, o que, com a ajuda dos dois belíssimos mapas (ambos com motivos da Terra Média), constroem em nossa mente, de forma firme e clara, todo o espaço narrado pela obra. A noção dos ambientes é tão clara que, pelo menos no meu caso, acabou ajudando a mergulhar com mais profundidade na história.

    Continua após a publicidade

    Resumindo, um livro esplêndido! Daquele tipo que você pega e não larga mais até que termine e, quando termina, gostaria que fosse mais longo, para continuar lendo. Ah, e fica a dica: nessa edição, você pode conferir não só o texto de Tolkien, mas também seus desenhos. Sim, o autor ilustrou algumas passagens de sua obra e, cá entre nós, ele mandava muito bem!

    tolkien_ilustra%c3%a7%c3%a3o_hobbit
    Ilustração de Tolkien para O Hobbit: “finalmente tenho uma porta que dá ventilação” 

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    MELHOR OFERTA

    Revista em Casa + Digital Completo 1