Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Supernovas

Por redação Super Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Este blog não é mais atualizado. Mas fique à vontade para ler o conteúdo por aqui!
Continua após publicidade

Beijo na boca troca mais de 80 milhões de bactérias, mostra novo estudo

O beijo está no mundo há mais de 4 mil anos, envolve muitos músculos do corpo humano, libera adrenalina e, enquanto rola a interação das línguas, mais de 80 milhões de bactérias são trocadas. 80 milhões! Esse foi um dos resultados de uma pesquisa conduzida por duas instituições holandesas, Micropia e TNO, com 21 casais. […]

Por Lucas Baptista
Atualizado em 21 dez 2016, 09h08 - Publicado em 17 nov 2014, 21h15

bj

O beijo está no mundo há mais de 4 mil anos, envolve muitos músculos do corpo humano, libera adrenalina e, enquanto rola a interação das línguas, mais de 80 milhões de bactérias são trocadas. 80 milhões!

Esse foi um dos resultados de uma pesquisa conduzida por duas instituições holandesas, Micropia e TNO, com 21 casais. Nela, os voluntários preencheram questionários sobre seus beijos e tiveram amostras de saliva coletadas antes e após se beijarem por 10 segundos. Os cientistas constataram que os casais que se beijam pelo menos nove vezes ao dia possuíam os mesmos tipos de bactérias na boca.

“O objetivo era saber em que medida os parceiros partilham suas bactérias orais e vimos que, quanto mais eles se beijam, mais similares elas são”, disse Remco Kort, biólogo líder do estudo.

Depois disso, uma pessoa do casal teve que beber um probiótico – contendo uma mistura de bactérias (como Lactobacillus) que poderiam ser identificadas com facilidade – e dar o segundo beijo (também de 10 segundos) no parceiro. Os pesquisadores detectaram cerca de 80 milhões de bactérias transferidas de uma boca à outra.

Continua após a publicidade

Para calcular o número de bactérias transferidas em um beijo, os autores se basearam em valores médios de transferência e uma série de suposições relacionadas com a transferência de bactérias, a superfície de contato do beijo e o valor para o volume médio de saliva.

De acordo com os pesquisadores, um ecossistema de cerca de 100 trilhões de micro-organismos vivem em nossos corpos e a maior parte deles é essencial na prevenção de doenças. É o caso desses que vivem na sua boca e na da pessoa que você beija.

Via: Sciencedaily.com

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.