10 novelas brasileiras mais reprisadas no exterior
Por Natália Becattini
Colaboração para SUPERINTERESSANTE
As novelas brasileiras são um dos nossos principais produtos culturais, quer você goste delas ou não. As tramas que se desenvolvem em capítulos diários estão em nossas telinhas desde meados do século XX e não dão sinal de cansaço. Mas o alcance das novelas vai muito além dos sofás das famílias brasileiras: elas estão cada vez mais presentes na programação televisiva de outros países. Confira agora as novelas brasileiras mais reprisadas no exterior.
1. Da cor do pecado
Bem antes de fazer sucesso com Avenida Brasil, o escritor João Emanuel Carneiro já brilhou na telinha no horário das 19h. A novela Da Cor do Pecado, exibida em 2004, foi a novela das 7h com maior audiência da década de 2000. Mas a trama não conquistou apenas brasileiros. O romance entre Preta e Paco foi exibido em 100 países, sendo a novela brasileira mais reprisada no exterior de todos os tempos.
2. Terra Nostra
Quem não se lembra de Mateo e Giuliana? A história de amor entre o casal de imigrantes italianos que desembarcam no Brasil para trabalhar em fazendas de café na virada do século XIX e XX ganhou o mundo. A trama, exibida no Brasil em 1999, já foi reprisada em 95 países. Resta saber se em todos eles as pessoas entenderam o italiano falado no Projac. Capisce?
3. O Clone
Uma pitada de terras estrangeiras, amor proibido, ficção científica e drama familiar. A fórmula parece agradar noveleiros do mundo inteiro. Não é atoa que O Clone, escrita por Glória Perez em 2002, leva medalha de bronze no quesito exibições no exterior: Ao todo, 91 países acompanharam as idas e vindas das celebridades brasileiras ao Marrocos.
4. Caminho das Índias
Caminho das Índias, exibida no Brasil em 2009, pode ser considerada irmã mais nova de O Clone. Além das tramas compartilharem vários aspectos em comum, elas praticamente empatam quando o assunto é exibição no exterior. A obra de Glória Perez que desbrava o subcontinente indiano leva o quarto lugar, com 90 países. A conquista não é sem sentido: a novela tinha alguns dos maiores nomes da Globo em seu elenco, como Tony Ramos e Lima Duarte.
5. Escrava Isaura
A Escrava Isaura pode até não ter ficado em primeiro lugar nessa lista, mas certamente ganha no quesito sucessos eternos. Exibida pela primeira vez em 1976, a trama adaptada do romance de Bernardo Guimarães por Gilberto Braga chegou a 79 países. Durante muitos anos, permaneceu em primeiro lugar nas vendas para o exterior, mas acabou perdendo posições para mais novas.
6. Laços de Família
Acha que está faltando uma novela do Manoel Carlos por aqui? Não falta mais. A Helena mais globalizada de todos os tempos foi interpretada por Vera Fisher, que teve que amargar a perda de um amor para a própria filha, Camila (Carolina Dieckman). E olha que esse amor era ninguém mais, ninguém menos que o Reinaldo Gianecchini. Laços de Família foi exibida no Brasil em 2000 e reprisada para 77 países.
7. Mulheres de Areia e Anjo Mau
Além de terem sido exibidas no horário das 18h e serem protagonizadas pela Glória Pires, as novelas Mulheres de Areia (1993) e Anjo Mau (1997) têm outra coisa em comum: ambas foram exibidas em 67 países e ocupam o 7º lugar dessa lista.
8. Sinhá Moça
Em 1986, o autor Benedito Ruy Barbosa resolveu repetir a parceria de sucesso de Escrava Isaura, exibida 10 anos antes. Lucélia Santos e Rubens de Falco brilharam mais uma vez em Sinhá Moça, que foi vendida para 60 países, e entraram para o Top 10 de novelas brasileiras que conquistaram corações estrangeiros.
9. Por Amor
Outra Helena que virou internacional. Mas, dessa vez, ela é interpretada pela Regina Duarte e é mãe da Maria Eduarda (Gabriela Duarte, que é filha da atriz na vida real). A novela, escrita por Manoel Carlos em 1997, foi exibida em 56 países.
10. O Rei do Gado
A rixa entre os Mezenga e os Berdinazzi deixou as fazendas no interior de São Paulo para ganhar o mundo. A novela de Benedito Ruy Barbosa, exibida em 1996, foi vendida para 55 países e ocupa o 10º lugar entre as novelas mais reprisadas para o exterior.
Fonte: Guia Ilustrado TV Globo: Novelas e Minisséries (2010)