Conteúdos da SUPER vencem Prêmio Abril de Jornalismo
Na última terça-feira, equipes de todas as redações da Editora Abril se reuniram na cerimônia de entrega do Prêmio Abril de Jornalismo 2015. Todo ano, a premiação reconhece os grandes destaques da casa em diversas categorias. A SUPER, que ganhou o prêmio de Revista do Ano em 2014 (esse ano, a estatueta ficou com nossos colegas da Mundo Estranho), saiu da festa vencedora em três categorias. Relembre os três conteúdos, que estão entre as coisas mais legais que fizemos ao longo de 2014.
1. O mundo está muito complexo
Viver está complicado. É muita senha, muita informação, muito ódio, muita opção, muita novidade, muito problema que parece ser insolúvel. Por quê? Tem cura? O texto do diretor de redação Denis Russo Burgierman, que foi publicado originalmente na edição de fevereiro de 2014, levou a melhor na categoria Melhor Artigo. Relembre e reflita.
Muçulmanas usam vários tipos de véu – ou nenhum. Cada veste tem origens e significados diferentes, carregados de tradição. Se hoje a burca é associada a regimes opressores, no passado ela era símbolo de status. Já na Turquia, em 2013, funcionárias públicas conquistaram o direito de usar véu no trabalho, algo proibido desde 1925. As vestes também são orgulho e moda. Entender os véus revela muito sobre as mulheres que eles cobrem. Entenda mais na versão on-line do Melhor Infográfico do ano, publicado originalmente em julho de 2014.
Você vai ligar o chuveiro e não vai ter água. Tente a torneira, a mangueira, a bica: nadinha. A crise da água é tão séria que pode chegar o dia em que essas situações farão parte da sua vida. Para muita gente, aliás, já fazem. Esse especial, que venceu na categoria Projeto Multimídia, explora a fundo as origens e as possíveis soluções para a escassez que assustou o Brasil em 2014 – e que, até agora, ainda não foi resolvida. O especial inclui um teste no qual você pode estimar quanta água você consome em um dia.