Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Se Conselho Fosse Bom

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Coluna semanal de perguntas práticas, sentimentais e existenciais enviadas por leitores da SUPER. Por Karin Hueck
Continua após publicidade

“Vi meu cachorro morrer e não consigo mais tirar isso da cabeça”

E mais: o que fazer quando parece que a vida não vale a pena?

Por Karin Hueck Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 5 set 2017, 18h01 - Publicado em 5 set 2017, 17h42
giphy (2)
(GIPHY/Reprodução)

Há 2 dias, eu perdi um dos meus três cachorros. Minha mãe sem querer pisou em cima das costelas dele (era um pintcher) e ele morreu pouco tempo depois. Eu ouvi o choro dele, acordei correndo e o vi morrendo, ele respirou umas duas vezes com muita dificuldade e depois  morreu. Essa imagem não sai da cabeça porque eu não pude fazer nada. Ele tinha apenas 5 meses de vida e era tão bonito e carinhoso, eu o amava tanto. Na minha cabeça, eu me sinto culpado, como se eu pudesse ter evitado, como se eu pudesse voltar atrás, fico imaginando ele correndo na casa e brincando comigo. Eu me sinto tão triste e deprimido que não como mais direito, não sinto fome, não tenho prazer em ler nem em nada. Me recuso a falar disso com minha namorada por pensar que ela vai achar excessivo, e não consigo tratá-la com o carinho de antes eu consigo devido minha tristeza. O que devo fazer?
– Saudoso cão
– Caro saudoso
Você está passando por um período de trauma e de luto. Ver o seu cachorro morrer na sua frente não é algo corriqueiro, e é normal que você passe por um período de tristeza. Você não teve culpa e não poderia ter feito nada diferente. Só tente ajustar a importância do que aconteceu. Faz só dois dias que isso aconteceu, então é compreensível que você esteja no meio do turbilhão. Mas, se você continuar sem comer ou sem conseguir se relacionar com a sua namorada pela próxima semana, talvez fosse bom você falar com alguém sobre por que você não consegue tirar essa imagem da cabeça.

 

giphy (1)
(GIPHY/Reprodução)

Tenho 25 anos e me sinto um completo fracasso: nunca conquistei nada, nunca tive um namoro, nunca consegui um emprego que me fizesse feliz. Fiz curso de RI na faculdade, não gostava mas terminei por medo de largar no meio. Me formei, fiquei mais de um ano desempregado, arranjei emprego na recepção de um hospital de ricos. Pedi para ser demitido e agora estou desempregado de novo. Tenho curso de idiomas, faculdade, mas nunca me destaquei em nada. Minha vida tem se resumido em ficar no PC, às vezes caminhar na praia e nas sextas ou sábados ir beber com meus amigos. Tenho uma família até estruturada, uma mãe presente e amorosa, alguns (não muitos) amigos queridos. Inventei de ir morar no exterior daqui alguns meses, mas não consigo tomar a coragem de comprar a passagem, fico paralisado pelo medo. Finjo uma falsa felicidade e auto estima nas redes sociais mas na verdade não é nada disso. Já pensei diversas vezes em até mesmo acabar com isso e me suicidar.
– Sem perspectiva
– Caro sem perspectiva
Sua vida não é esse terror que você está descrevendo. Você está deprimido e provavelmente está enxergando as coisas de maneira distorcida. Duvido que a sua vida seja essa sequência de fracassos. O importante é você se lembrar de que depressão é uma doença e que, assim como outros males, tem cura. A primeira coisa que você precisa fazer é procurar ajuda. Não compre passagem nenhuma, fique perto das pessoas amadas, não faça nada de forma impulsiva. Converse com a sua mãe ou algum dos seus amigos. Diga a eles como você está se sentindo –  conte para eles inclusive que você anda sem vontade de viver. O importante é que você visite um psiquiatra e procure acompanhamento psicológico. Eu prometo que essas duas coisas funcionam, de verdade verdadeira – e que você vai sair dessa.Sei que nessas horas não adianta falar para focar nas coisas boas da sua vida, mas você um dia vai voltar a reconhecê-las: você tem estudo, tem uma família que te apoia, tem amigos por perto, tem a oportunidade de morar fora – tudo isso ainda vai te fazer muito feliz. Lembre-se: a vida vale a pena, você vai voltar ao seu estado normal e vai voltar a ter energia para correr atrás daquilo que sempre sonhou.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.