Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Se Conselho Fosse Bom

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Coluna semanal de perguntas práticas, sentimentais e existenciais enviadas por leitores da SUPER. Por Karin Hueck
Continua após publicidade

“Acho que o fato de eu ser inteligente me deixou deprimida. O que eu faço?”

Será que a ignorância é mesmo uma bênção? Dica: não

Por Karin Hueck Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 21 nov 2017, 18h07 - Publicado em 21 nov 2017, 17h54

“Acho que o fato de eu ser inteligente me deixou deprimida. O que eu faço?”

Olá, tenho 19 anos e me sinto um fracasso total. Não faço nada além de ajudar minha mãe a cuidar da casa. Tenho muitas irmãs e sempre fui muito diferente delas – por causa disso, passei minha adolescência toda sendo zoada, por elas e pelas pessoas da escola pois sou mais inteligente e introvertida (sou “a esquisita” da turma). Amo estudar e sempre pensei que o conhecimento é o melhor das pessoas e o triunfo na vida. Mas isso me custou um estado psicológico ruim: me sinto uma fraude, um grande fracasso, uma decepção. Estou deprimida há 6 anos e não tenho coragem de contar para minha família, só quem sabe disso é meu único amigo, mas ele não consegue me ajudar.
–  A estudiosa
– Cara estudiosa
Todo mundo pode ficar deprimido na vida. Não culpe a sua inteligência e a sua curiosidade – as coisas mais legais do mundo! – por isso. Sinto que a rotina desestimulante e a relação com a sua família podem ter mais relação com isso do que você imagina. A primeira coisa que você pode fazer é contar para as pessoas que você está passando por uma fase difícil – explique exatamente como está se sentindo, e diga que você realmente precisa de ajuda. Fale com a sua mãe ou alguma irmã que seja mais próxima. Uma professora amiga também pode ser uma boa. Outra opção é procurar um serviço de apoio psicológico na sua cidade, já que terapia é sempre um ótimo começo para lidar com a depressão. O importante é que você não se sinta sozinha e que as pessoas ao seu redor saibam o que está acontecendo com você. Lembre-se que depressão tem cura. E não se esqueça de que seu cérebro poderoso é a melhor coisa que poderia ter acontecido com você – geralmente as pessoas “esquisitas e zoadas” são também as mais incríveis que habitam este planeta.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.