Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Jovem americano cria empresa de ônibus após prefeitura abandonar projeto

Por Jéssica Miwa
Atualizado em 21 dez 2016, 10h31 - Publicado em 10 out 2013, 14h47

detroit-bus-company_03

*Jéssica Miwa é repórter estagiária do Planeta Sustentável

Sabe aquela sensação de que você não é capaz de mudar a realidade e fazer diferença? Andy Didorosi, natural da cidade de Detroit, em Michigan (EUA), prova exatamente o contrário.

Depois de seis anos de discussões, a prefeitura da cidade informou que não iria dar andamento ao projeto de transporte público que ligaria o centro da cidade ao subúrbio. “Eu esperei essa linha por muito tempo!”, desabafou Andy, então com 25 anos, para a revista eletrônica Dark Rye. “Seria uma ótima forma de conectar o centro com o resto da cidade, o que iria causar muita mudança boa (…), mas quando soube da notícia – ‘o projeto está morto’ –, fiquei furioso”.

Exatos seis meses depois, com apenas um ônibus “todo personalizado”, Andy fundou a Companhia de Ônibus de Detroit (DBC – The Detroit Bus Company, em inglês). Impressionante o que uma frustração como essa pode provocar de positivo, não?! Em vez de ficar reclamando, Andy agiu. Sua ideia inicial era fazer algo pequeno, mas muito útil para a comunidade. “Queria mostrar que Detroit merece mobilidade de qualidade”, explica o fundador de DBC.

Em um ano, a empresa cresceu muito. Hoje, além de rotas urbanas que ajudam na locomoção diária de trabalhadores, a companhia oferece serviços para eventos especiais e aluguel privado dos veículos. “Nós resolvemos vários problemas de trânsito, inclusive usando algumas tecnologias”, conta Andy empolgado.

Continua após a publicidade

Para melhor atender os passageiros, a empresa até implantou um sistema de rastreamento. Por meio de um aplicativo no celular, é possível saber onde o coletivo está e quanto tempo levará para chegar a determinado ponto. Além disso, toda frota da empresa é movida a biodiesel, o que resulta em menor impacto ambiental.

Confira, no vídeo abaixo, detalhes do projeto:
[vimeo 66851422 w=474 h=267]

Leia também:
Menino de dez anos cria empresa de reciclagem e doa lucro para crianças sem-teto
Que ônibus passa aqui? Ação melhora mobilidade com a colaboração de todos
Coreia do Sul testa ônibus elétrico sem fio

Foto: Reprodução

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.