Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.
Continua após publicidade

Se planetas giram em torno de estrelas, estrelas giram em torno de quê?

No caso de uma galáxia espiral como a Via Láctea, elas percorrem órbitas em torno do centro – onde tudo indica haver um imenso buraco negro.

Por Bruno Vaiano Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
14 dez 2020, 18h02

De modo geral, as estrelas giram em torno do centro das galáxias. E as contas dos astrofísicos permitem inferir que, no centro de cada galáxia – ou pelo menos no da maioria delas –, há um buraco negro de massa altíssima.

(As tais contas consistem, por exemplo, em analisar a trajetória percorrida por estrelas no bojo da Via Láctea, seu centro denso, para descobrir a que forças elas estão submetidas e que objetos são capazes de gerá-las.)

Já vimos um desses buracos negros: o núcleo da galáxia M87, representado na foto pioneira da rosquinha laranja. O próximo passo é fotografar o buraco negro no centro da nossa galáxia, Sagitário A*.

O nosso Sol fica a uma distância de 24 mil anos-luz de Sagitário A*, e percorre sua órbita em torno dele a 220 quilômetros por segundo. É o suficiente para completar uma volta a cada 237 milhões de anos.

Ou seja: na época em que reinaram os dinossauros, o Sol estava do outro lado da galáxia – e a Terra, por consequência, também.

Pergunta de @leone_v_o, via Instagram.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.