Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Prorrogamos a Black: Super com preço absurdo
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.

Se a missão Apollo ia para a Lua, por que ganhou o nome do deus do Sol?

O nome da missão foi escolhido bem mais ao acaso do que você imagina.

Por Bruno Vaiano Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
13 dez 2021, 11h51 • Atualizado em 4 ago 2022, 15h56
  • Não teve muito motivo: Abe Silverstein, responsável pelo setor de voos espaciais da Nasa na época das viagens à Lua, chegou em casa um dia em 1960 e folheou um livro sobre mitologia grega. Uma ilustração da carruagem de Apolo na frente do Sol impressionou o nerd, que achou o nome condizente com a grandiosidade do objetivo. E assim ficou.

    Em 2017, a Nasa anunciou que voltará ao satélite com o programa Ártemis – que é irmã gêmea de Apolo e é a divindade grega associada à Lua. Além de fazer sentido do ponto de vista mitológico, o nome é um aceno ao fato de que o projeto levará a primeira mulher ao satélite natural.

    Outras curiosidades sobre nomes de programas espaciais: em russo, Sputnik significa “satélite” e aparece no nome de vários projetos (como o Istrebitel Sputnikov, um programa de armas antissatélite). Já Venera é Vênus em russo, daí o nome dos soviéticos para sua missão ao planeta da deusa do amor. A raiz etimológica é a mesma de “doenças venéreas”.

    Siga

    As missões Gemini, da Nasa, chamaram “gêmeos” em latim porque as cápsulas foram as primeiras a carregar dois tripulantes lado a lado.

    Pergunta de @_mofinho, via Instagram

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    MELHOR OFERTA

    Revista em Casa + Digital Completo 1