Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.
Continua após publicidade

Que língua os personagens da novela Salve Jorge falam?

Midiático Oráculo, na novela Salve Jorge, qual a língua utilizada pelas personagens nas cenas que se passam na Turquia? Os turcos aprenderam português? Os brasileiros falam turco? Ou eles usam alguma língua intermediária (inglês, francês, élfico, língua das cobras etc)? Eliel Junior, São Paulo, SP Jorge vem lá. Ralarralá, a essa altura do campeonato, Eliel!? […]

Por Oráculo
Atualizado em 21 dez 2016, 09h07 - Publicado em 13 Maio 2013, 14h31

Midiático Oráculo, na novela Salve Jorge, qual a língua utilizada pelas personagens nas cenas que se passam na Turquia? Os turcos aprenderam português? Os brasileiros falam turco? Ou eles usam alguma língua intermediária (inglês, francês, élfico, língua das cobras etc)?
Eliel Junior, São Paulo, SP

capadocia

Jorge vem lá.


Ralarralá
, a essa altura do campeonato, Eliel!? Nem todos os oráculos da Capadócia reunidos conseguiriam explicar:

– como Aisha suspeita quem é sua irmã consanguínea através de uma reles pulseira de bolinhas?
– como bastou uma peruca sem vergonha para a Wanda sair pela porta da frente do cadeião? Ela é boazuda como Walter White agora?
– como é que a outra ricaça lá que ninguém mais lembra o nome tenta fugir da morte ao fazer uma ligação de celular dentro de um elevador!?
– como o cabelo da Morena muda tanto?

Continua após a publicidade

(…) e chega de relatar erros porque isso aqui não é resenha de novela. Se quiser vai lá na CONTIGO

Mas é o seguinte, Eliel. A língua é o português. E não é porque eles aprenderam a falar com os brasileiros lá – já que Istambul, com 13 milhões de habitantes, parece menor que o Leblon, afinal todo mundo se esbarra entre um raki e outro raki.

Eles falam português porque a Glória Perez e a TV Globo assim quiseram. Chato, né? Tecnicamente falando, se o idioma turco fosse usado, a novela precisaria de legendas, o que dificultaria ainda mais a compreensão dessa complexa trama. A Comunicação da Globo não dá muita bola para imaginação e diz que emissoras de outros países também usam esse artifício. Nos Estados Unidos, por exemplo, quando o filme se passa fora do país os personagens falam inglês.

Continua após a publicidade

Acha estranho romanos, russos ou chineses falando inglês? Mas se inglês é falado de Westeros a Eternia…

E é aí que entram as expressões de Salve Jorge. São em turco, língua oficial da Turquia, país onde fica a Capadócia dos balões e da Cleo Pires dançando para chamar a atenção do bobão de quem fugiu e a Istambul onde o Turco fica perdendo aquele gato ridículo a toda hora. Um porre, a Turquia não merece.

As expressões servem para dar uma pinceladinha-muito-da-sutil-e-sem-vergonha cultural. É uma característica da autora, seja tratando da Turquia, Marrocos ou Índia. Daí vem os “Allah, Allah”, “Merhaba”, “Güle Güle” etc. que eles falam.

Continua após a publicidade

(crédito da imagem: J Alemañ)

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.