Qual é a voz masculina mais sexy da ficção?
Kit Harrington, o Jon Snow de Game of Thrones, passa perto da frequência ideal. Mas não tanto quanto o campeão aí da foto.
“Sexy” é questão de gosto. Dito isso, uma pesquisa realizada em 2016 pela Universidade Northumbria, na Inglaterra, descobriu que mulheres consideram vozes masculinas na frequência de 96 Hz mais atraentes que o normal.
Esse número é próximo da média de Don Draper, personagem da série Mad Men interpretado por Jon Hamm – que, segundo a medição feita pela SUPER com o aplicativo Analisador de Tom de Voz, fica em torno de 90 Hz (nós tiramos a média de frequência de três áudios com um minuto de duração cada).
Revisando o básico: quanto mais alta uma frequência, mais agudo o som. Quanto mais baixa, mais grave. Para fins de comparação, a corda mais grave de um violão comum tem 82 Hz.
Chris Hemsworth, o Thor da série Vingadores, fica ainda mais perto do ideal, com 95 Hz. Já Kit Harrington, o Jon Snow de Game of Thrones, fica com 110 Hz, só um pouquinho acima do ideal. O jeitão rouco de falar, porém, ninguém mais tem.
Michael B. Jordan – o Killmonger de Pantera Negra e protagonista de Creed – bate 129 Hz, e Justin Bieber, 139 HZ. São vozes mais próximas da média masculina. Prova de que dá para ser atraente mesmo sem um gutural. Já Anderson Silva, o lutador, bate 192 Hz. Beira o andrógino.
Se você já está considerando uma cirurgia nas cordas vocais, porém, é melhor repensar: outra pesquisa, que testou 87 mulheres em 2013, descobriu que elas também consideram mais provável que os homens de voz grave sejam infiéis – e preferem contrair relacionamento longos com cônjuges de alta frequência.
O que só reforça o quanto Don Draper é o cara ideal para ilustrar esta nota.