Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.
Continua após publicidade

Por que venta tanto em estações de metrô subterrâneas?

O paulistano que pega o trem na Fradique Ventinho (quer dizer, Coutinho) finalmente saberá a resposta.

Por Maria Clara Rossini
Atualizado em 10 set 2020, 12h57 - Publicado em 10 set 2020, 12h17

São diferentes razões. A principal delas é o efeito pistão causado pelo trem. Ele empurra o ar do túnel que vem à frente e suga o ar que está atrás, causando o vendaval característico da chegada do comboio na estação. Se quiser uma analogia, é só pensar no movimento do êmbolo de uma seringa sugando ou empurrando algum líquido.

Mas não é só isso. As estações também contam com um sistema de ventilação para renovar o ar lá embaixo. Ele troca o ar quente preso na plataforma por ar fresco da superfície. Ele também atua para minimizar o efeito pistão e dissipar fumaça em caso de incêndio. Esse sistema é composto por ventiladores gigantes. E, como o próprio nome diz, eles ventilam

Para completar, há uma diferença de pressão atmosférica entre o nível da rua e o subsolo. O ar sempre tende a sair do espaço de maior pressão (subterrâneo) para o de menor pressão (superfície) para equalizar essa diferença. Por isso, é comum sentir o vento vindo da frente quando você está entrando na estação, e de trás quando está saindo dela.

É inegável que a circulação de ar é muito mais intensa em algumas estações. A estação Fradique Coutinho (ou Fradique Ventinho, para os íntimos), em São Paulo, parece ser bem pior do que outras. Nesses casos, a arquitetura do local pode ter alguma parcela de culpa.

Estações que possuem espaços mais estreitos, geralmente em andares intermediários, fazem com que o ar da plataforma passe por um funil antes de sair lá em cima. E o funil acelera o vendaval um bocado. 

Continua após a publicidade

A entrada da Fradique Coutinho, por exemplo, é bem ampla, mas à medida em que você entra na estação, o espaço diminui. A plataforma, por sua vez, possui um pé-direito extremamente baixo. Como há menos espaço para o ar se dissipar, ele passa com mais força nesses trechos, causando a ventania de levantar saias e bagunçar os cabelos.

Pergunta de @viny_mvss, via Instagram.

Fontes: Rosângela Motta, pesquisadora do departamento de engenharia de transportes da USP; Leonardo Mandelli, coordenador de Engenharia na ViaQuatro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.