Por que o cocô de vacas e ovelhas é tão diferente?
Por que as vacas defecam pastoso e as ovelhas em bolinhas? Luiz Felipe Barboza Soares, Rio de Janeiro, RJ QUE PERGUNTA, MONA Perspicaz observação, Barbozinha. O cocô das ovelhas é mais seco e consistente que o das vacas. Na ovelha, a comida fica mais tempo no intestino grosso, onde boa parte da água do bolo […]
Por que as vacas defecam pastoso e as ovelhas em bolinhas?
Luiz Felipe Barboza Soares, Rio de Janeiro, RJ
QUE PERGUNTA, MONA
Perspicaz observação, Barbozinha. O cocô das ovelhas é mais seco e consistente que o das vacas. Na ovelha, a comida fica mais tempo no intestino grosso, onde boa parte da água do bolo fecal é reabsorvida pelo organismo.
Pausa para comentário.
Para se ter uma ideia, a quantidade de voltas do cólon ascendente (um dos segmentos do intestino grosso) das ovelhas é duas vezes maior que a das vacas. Além disso, as vaquinhas bebem muito mais água (de 50 a 80 litros por dia!) do que os ovinos (de 3 a 4 litros por dia). “Secreções salivares dos bovinos (98 a 190 litros) e outras enzimas digestivas colaboram para a consistência pastosa das suas fezes”, explica Viviani Gomes, professora da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP.
Todos esses fatores influenciam no produto final, é claro. Se é assim com você, quando se entope de feijão num dia, cerveja no outro e milho mais adiante, é assim com nossas amigas da fazenda feliz.
Já o formato peculiar das fezes das ovelhas se deve às voltas centrífugas do cólon, que têm um aspecto de “colar de pérolas” e deixam o cocozim conteúdo segmentado em formato de bolinhas.
(foto: Jung Moon)