Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.
Continua após publicidade

Por que o banheiro do Shrek tem uma Lua entalhada na porta?

Muitos banheiros externos têm o ornamento – que também pode ter forma de coração ou diamante.

Por Rafael Battaglia
10 jul 2020, 08h02

É uma regra de ouro dos desenhos animados: os banheiros externos (em inglês, outhouses) feitos de madeira quase sempre possuem esse detalhe. Mas a verdade é que é difícil definir a origem dessa tradição.

Antes de entender o símbolo, vamos compreender a necessidade do buraco: era preciso que as casinhas fossem iluminadas e ventiladas – afinal, estamos falando de um banheiro. A marca era feita no topo justamente para respeitar a privacidade dos usuários.

A história mais difundida sobre a origem da Lua é a de que ela era usada para distinguir banheiros masculinos e femininos. No início do século 19, grande parte das pessoas não sabia ler, então o jeito era usar símbolos: Sol ou estrela para homens, Lua (associada à deusa romana Diana) para as mulheres.

Com o tempo, só teriam sobrado casinhas femininas. Os banheiros masculinos eram nojentos e mal cuidados (algumas coisas nunca mudam), e os homens, aos poucos, foram usando o banheiro com a lua na porta – e o símbolo pegou.

Legal, não? O problema é que essa história, provavelmente, é balela, e foi inventada depois que as luazinhas já eram populares – um mito, para explicar como surgiram. Até porque, antes do século 20, quem levava uma vida difícil (e com poucos recursos) a ponto de construir uma casinha não teria como prioridade criar uma para cada sexo. 

Continua após a publicidade

Outro problema é que, em várias culturas, o Sol é menina, e a Lua, menino. O mais provável é que a Lua, além de um ornamento simpático, desse uma boa maçaneta, pois seu formato côncavo é ideal para encaixar os dedos. E aí a ideia virou meme entre os artesãos.

No fim, o que vale é a tradição: se a pessoa aprendesse que uma outhouse era feita com uma lua na porta, era dessa forma que o ensinamento seria transmitido adiante. Vale dizer também que, em outros países, os símbolos mais comuns são outros. Na Alemanha, é um coração (uma tentativa, talvez, de tornar a tarefa de ir ao banheiro mais agradável); na Polônia, um diamante. 

Fontes: Atlas Obscura e Missouri Folklore Society

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.