Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.
Continua após publicidade

Por que algumas pessoas não tomam choque no chuveiro?

Tenho 22 anos e moro com o meu irmão de 18 na casa dos meus avós. Quando eu ou ele tomamos banho, o chuveiro dá uns choques ~sinistros~, mas os nossos avós não tomam! Fizemos testes nas mesmas condições: todos com o pé no chão e tocando diretamente a torneira, eu e meu irmão tomamos […]

Por Oráculo
Atualizado em 21 dez 2016, 09h07 - Publicado em 6 jul 2012, 13h49

Tenho 22 anos e moro com o meu irmão de 18 na casa dos meus avós. Quando eu ou ele tomamos banho, o chuveiro dá uns choques ~sinistros~, mas os nossos avós não tomam! Fizemos testes nas mesmas condições: todos com o pé no chão e tocando diretamente a torneira, eu e meu irmão tomamos choque e eles não sentiram nada. Por que isso acontece?
Luísa Cella, São Paulo, SP

chuveiro
boy magia.

É por causa da variação de resistência elétrica do corpo humano. “Essa resistência depende das dimensões e da massa do corpo, além de características fisiológicas como pele mais resistente e a quantidade de água no organismo”, explica Odilon Francisco Pavón Duarte, coordenador do Grupo de Eficiência Energética da PUCRS.

Uma pessoa mais gordinha leva a pior se comparada a alguém mais magro. Isso porque quanto maior for a pessoa, maior é a facilidade de a corrente elétrica passar pelo corpo. A espessura da pele também faz diferença, pois dificulta a passagem do choque – é por isso que uma mão calejada recebe uma corrente elétrica de intensidade bem menor que uma mão delicada. Talvez esse seja o motivo da imunidade de vossos velhinhos.

Líquidos como o sangue e o suor também são condutores de eletricidade. E aí entra a relação da quantidade de água no organismo: quanto mais água, maior será o choque. As mulheres levam desvantagem. Têm mais água no corpo e, portanto, são mais sensíveis. Por causa disso, sentem choques de intensidade maior que os homens.

Continua após a publicidade

Para evitar os choques sinistros, o professor recomenda: “Use chinelos de borracha durante o banho, verifique as condições da resistência elétrica do chuveiro e se ele está devidamente aterrado”.

 

(crédito da imagem: AMELIA SPEED formerly foxandfeathers)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.