Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Resoluções Ano Novo: Super por apenas 5,99
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.

Por que a tecnologia Bluetooth se chama literalmente “dente azul”? 

Por causa de uma piada interna – que acabou ficando por falta de uma ideia melhor do departamento de marketing.

Por Bruno Carbinatto
18 fev 2021, 11h52 • Atualizado em 27 dez 2021, 16h43
  • O nome é uma homenagem ao rei Haroldo Gormsson da Dinamarca, mais conhecido como Haroldo Dente-Azul. Esse monarca que viveu no fim do século 10 entrou para a história por ter unificado a Dinamarca e a Noruega em 958 – e também por ter introduzido o cristianismo em seu reinado. A alcunha, por sua vez, vinha de um dente necrosado em sua boca, que assumiu um tom escuro e azulado.

    Mais de mil anos depois, em 1996, representantes de três grandes nomes da indústria de tecnologia – Intel, Ericsson e Nokia – se reuniram para planejar a implementação de uma nova tecnologia, capaz de conectar aparelhos sem fio a curta distância. Na conversa, o americano Jim Kardach, que havia ouvido a história do rei Haroldo de amigos suecos, sugeriu o nome Bluetooth como um apelido temporário para o projeto.

    “O Rei Haroldo Dente-Azul ficou famoso por unir a Escandinávia, assim como nós pretendíamos unir as indústrias de computadores e celulares com uma conexão sem fio de curto alcance”, explicou Kardach mais tarde. Como duas das três empresas envolvidas eram de países nórdicos – a Ericsson é sueca e a Nokia, finlandesa – a referência fez ainda mais sentido.

    O nome foi adotado até que a equipe de marketing tivesse uma nova ideia – o que acabou não acontecendo. Uma das alternativas seria nomear a tecnologia PAN (sigla de personal area networking), mas uma pesquisa de mercado revelou que a sigla já era utilizada por diversos outros produtos. Um outro candidato era o nome RadioWire, mas a equipe não teve tempo de fazer a varredura nos nomes já utilizados pela concorrência para saber se essa seria uma boa opção. Só sobrou Bluetooth mesmo – o nome pegou e ficou.

    Compartilhe essa matéria via:
    Continua após a publicidade

    As influências do rei nórdico não param por aí. O logo do Bluetooth é formado pela união de duas runas do Futhark recente – nome de um alfabeto rúnico usado na Escandinávia a partir do século 9 –: a runa Hagall (ᚼ) e a Bjarkan (ᛒ), que são as iniciais de Harald Bluetooth.

    Pergunta de @joaol_morais, via Instagram

    Publicidade
    TAGS:

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    MELHOR OFERTA

    Digital Completo