Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.
Continua após publicidade

Os gregos antigos não tinham sobrenomes?

Aristóteles, Sócrates, Platão... Esses nem precisam de sobrenome. Mas como os gregos faziam para diferenciar pessoas com o mesmo nome?

Por Alexandre Carvalho
13 abr 2022, 19h09

Segundo a antroponímia (o estudo de nomes e sobrenomes) os gregos antigos costumavam ter um único nome, mas era comum que este fosse seguido por um ou dois termos que o diferenciassem de xarás, fosse por um contexto específico (tratar-se de um estrangeiro) ou para ajudar na identificação. Esses complementos podiam ser o nome do pai, do seu clã ou da sua região de origem.

Certamente havia muitos Tales na Grécia Antiga. Mas aquele que se tornaria o primeiro a questionar as afirmações mitológicas sobre a natureza passou para posteridade com um sobrenome. Era “de Mileto” – colônia grega na atual Turquia, onde ele nasceu.

O fato de Sócrates não ter um sobrenome conhecido é um caso de “monônimo”, palavra que abrange um conceito único e que, em se tratando de pessoas, dispensa outras apresentações. No caso dele, nem precisava, pois ele era famoso em Atenas. Seus homônimos é que teriam de dizer de onde vinham ou de quem eram filhos.

Compartilhe essa matéria via:

Pergunta de @solrac_hayd, via Instagram

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.