Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.
Continua após publicidade

Os carros de F1 ainda têm câmbio manual? Por quê?

Os câmbios são semi-automáticos. O motivo é que cabe à F1 cabe premiar não apenas os melhores carros, mas também os melhores pilotos.

Por Bruno Vaiano Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
20 fev 2024, 14h00

O câmbio dos carros de F1 é o que se denomina semiautomático. O piloto muda de marcha apertando duas abas (chamadas em inglês de paddles) localizadas atrás do volante, ao alcance das mãos. O carro não tem embreagem.

Aliás, até tem, mas ela só é usada na hora da largada: o piloto aperta a embreagem (com a mão também, numa terceira aba), engata a primeira e o carro se move conforme ele solta a embreagem. Dali em diante, é tudo nos paddles.

Outra característica dos câmbios de F1 é que, assim como os de motocicleta, ele é sequencial: se você está na marcha quatro, só pode descer para a três ou subir para a cinco. Não dá para pular.

Por fim, os carros mais recentes são projetados para não dar tranco nas mudanças de marcha. O termo para isso em inglês é seamless (“imperceptível”). A engenharia necessária para transições tão suaves é um segredo comercial de cada equipe.

Por que não usam câmbio 100% automático de uma vez? Bom, entre 2001 e 2003 equipes de ponta usavam – as marchas subiam e reduziam sozinhas. Mas, a partir de 2004, as regras proibiram o artifício.

Continua após a publicidade

Por um motivo óbvio: o melhor uso do câmbio diz muito sobre a habilidade do piloto. E à F1 cabe premiar não apenas os melhores carros, claro, mas também os melhores pilotos.

Para quem gosta de dirigir, e não usa o carro só como um artifício para ir do ponto A ao ponto B, mudar de marcha é uma parte importante da experiência.

Prova disso é que, recentemente, a Toyota anunciou que está desenvolvendo um câmbio manual falso para carros elétricos. É uma tentativa de simular a experiência de um veículo com motor a combustão clássico para quem está saudoso de gasolina. Se vai cair no gosto do público, é outra história.

Pergunta de @mirla.vmenezes, via Instagram.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.