Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Oferta Relâmpago: Super por apenas 7,99
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.

O que significa a pontuação da bolsa de valores?

Entenda como funciona o cálculo do Ibovespa, o mais importante índice acionário brasileiro.

Por Bruno Carbinatto
5 dez 2025, 10h00 •
  • São pontos abstratos, feitos para mostrar se a bolsa subiu ou caiu. Quando o índice foi criado, em 1968, a bolsa calculou o valor de mercado (o preço somado de todas ações) de 27 empresas mais negociadas e atribuiu ao montante o valor 100. Não em reais, nem em dólares – apenas 100 pontos.

    Desde então, mede-se a variação desse número. Se a pontuação do dia seguinte for 101, significa que o valor de mercado total das empresas subiu 1%. Se for 99, que caiu 1%. E assim por diante.

    Atualmente, o índice ronda os 150 mil pontos. Isso significa que a bolsa vale 150 vezes mais? Não: é preciso colocar a inflação (e a troca de moedas) na conta. Mas a lógica segue a mesma. (Em termos reais, isto é, considerando a inflação, o pico da bolsa foi em 2008, que seria equivalente a mais de 190 mil pontos hoje.)

    Isso tudo vale para o Ibovespa, o mais importante índice da bolsa. Ele reúne 84 papéis de 81 companhias brasileiras (empresas podem ter mais de um tipo de ação), com pesos diferentes – a mineradora Vale, por exemplo, corresponde sozinha a 12% do índice. A cada quatro meses, o índice é revisto pela B3, a empresa responsável pela bolsa, com algumas ações entrando ou saindo. Fora do Ibovespa há centenas de ações de empresas menores que também podem ser compradas e vendidas.

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login