Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Oferta Relâmpago: Super por apenas 7,99
Imagem Blog

Oráculo

Por aquele cara de Delfos Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Ser supremo detentor de toda a sabedoria. Envie sua pergunta pelo inbox do Instagram ou para o e-mail maria.costa@abril.com.br.

Gargarejo de água com sal é mesmo bom para a garganta?

Com a palavra, a ciência.

Por SUPER
18 jul 2019, 19h05 • Atualizado em 8 ago 2019, 13h44
  • Pode ajudar com o acúmulo de catarro. O sal aumenta a concentração de sódio do gargarejo, para que um processo chamado osmose entre em ação.

    Imagine dois vagões de metrô, um com distribuição gratuita de brigadeiro, o outro não. O número de pessoas que passarão do vagão sem doce para o vagão com doce aumentará rapidamente. A água faz o mesmo: flui para onde há mais sódio.

    Como o catarro é majoritariamente água, ele é arrancado das paredes da garganta, atraído pelo sódio. Além disso, o sal é antisséptico e ajuda a matar as bactérias que estão infectando a garganta.

    Se a água estiver aquecida, melhor ainda. O gargarejo morno serve para dilatar as artérias locais da garganta (faringe e áreas próximas). Isso aumenta a circulação sanguínea no local da inflamação, o que faz com que um maior número de células de defesa cheguem ali. Com a região mais “equipada” de defesas, a medicação pode funcionar melhor.

    Fonte: Dr. Milton Orel, médico otorrinolaringologista.

    Publicidade