Existem idiomas diferentes entre os animais?
Miau, meow, miao, miaou… parece diferente, mas é tudo igual – ao menos no caso dos gatos.
Miau, meow, miao, miaou… parece diferente, mas é tudo igual – ao menos no caso dos gatos, que, até onde se sabe, se entendem em qualquer lugar por ter uma linguagem bem mais simples do que a humana. E com a maioria das espécies é assim.
Pesquisas, entretanto, já revelaram sotaques regionais entre alguns bichos. É o caso de pássaros urbanos que cantam mais alto e agudo do que seus parentes silvestres para superar o barulho da cidade grande. Os corvos, mais especificamente, chegam a ter linguajar particular para se comunicar sigilosamente com a família.
Macacos-japoneses e algumas baleias também já tiveram dialetos identificados de acordo com a região em que viviam. Há também o caso de animais “bilíngues”, como golfinhos de espécies diferentes que ajustam a voz para “conversar” na mesma frequência.
Fontes: Ricardo Tamborini, adestrador e especialista em comportamento canino; Pedro Horta, veterinário; Helena Truska, bióloga; Rodrigo C. Mattos, veterinário da UFRGS; National Geographic, BBC e Jornal da Unicamp.
pergunta enviada por Karina Maia, de São Paulo, SP
Por que tantos millennials estão tendo câncer?
“Lumines Arise” reinventa puzzle japonês inspirado em “Tetris”
Papa Leão 14 revela seus quatro filmes favoritos
A Copa de 1958 não existiu: o falso documentário sobre o título do Brasil
Seu nome está no ranking? Saiba como explorar a nova plataforma Nomes do Brasil







